sexta-feira, 31 de julho de 2009

Almofada em Pele

Aqui a atrasado comprei uma sapateira para a entrada. Daquelas com divisórias, mas que serve também de banco. Muito prática por sinal! Mas o acento era duro (em madeira), e toda a gente começou a achar falta de uma almofada. Queria algo que mantivesse a forma... Algo que não fosse completamente maleável, mas fofo, sem perder a forma... Achei estes tapetes de exercícios muito baratos a serem vendidos num hiper. Comprei três...! E tratei logo de pôr mãos à obra...!Cortei-os quase à medida do banco (um pouco mais), com uma simples tesoura. Depois foi só colar as diferentes camadas com cola de contacto. Algumas camadas são de uma peça só, outras, no interior, são feitas com os pedaços que foram sobrando... Com jeitinho, até que ficou bem...!No final, e só no final pois os tapetes eram um pouco elásticos o que alterava as medidas, medi de novo e ajustei a medida certa com uma lâmina de xizato (será assim que se escreve?).
Para forrar a minha almofada, utilizei um casaco velho de pele que tinha guardado faz anos e que nunca mais usei pois ficou meio manchado numa manga... Mas era de pele, e fiquei com pena de o deitar fora, não estando em condições de o dar a alguém... Seria lixo mesmo, se não me tivesse lembrado de aproveitar a pele para forrar a minha almofada! Cortei e aproveitei as partes inteiras que pude, até o colarinho e punhos deu para aproveitar...Cortei tudinho em pedaços rectangulares, uns grandes, outros pequenos... Nenhum tamanho em especial... Apenas aquele que me permitisse aproveitar melhor a pele... Depois 'ensaiei' em cima da almofada, dando os devidos descontos para as costuras... Agora estou a tratar de cozer tudo... Com jeitinho e com a ajuda da máquina... Mas bem devagarinho, pois a pele é dura e a agulha é fraca... A minha máquina é daquelas fraquitas, mas com muito cuidado e paciência, lá se vai conseguindo...!
Depois mostro o resultado final, apesar de achar que não será para breve...! Mas pela amostra, acho que irá ficar um 'show'!!!! E sempre deu para reciclar algo, certo?!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Linguiça Assada no Micro-Ondas

Eu sei que ultimamente não me calo com as vantagens do micro-ondas... Mas esta é mesmo genial...!!! Sabem aquelas visitas que sempre aparecem? Não são sequer de cerimónia, mas ficamos sempre com vontade de pôr qualquer coisa em cima da mesa, mas não temos nada planeado, muito menos preparado... Numa improvisação saiu isto, que aliás, já repeti imensas vezes depois disso:Linguiça assada! E que maravilha...!!! Basta cortar em rodelas a quantidade de linguiça que se deseja, colocar num pratinho e levar ao micro-ondas, potência máxima, apenas 1 minuto...! Que dizem? Nada de mais simples! Um pouco de queijo, mais um pouco de pão alentejano, e o petisco está pronto! Se precisar (vai certamente precisar sempre!), asse mais...! Só leva 1 minuto...!

terça-feira, 28 de julho de 2009

Torta Folhada de Maçã - II

Esta receita passou a ser uma das minhas favoritas, sem dúvida... Bastante fácil e rápida de fazer, deliciosa e na verdade não tem nenhum segredo... Adoro massa folhada, seja doce, seja salgada. Sentir as mil folhas estaladiças na boca... Uma delícia. E esta torta...!? Ainda a ser aperfeiçoada, mas cada vez melhor...!
Desta vez fiz assim:
Descasquei e descarocei três maçãs que coloquei a cozer com um pau de canela e algum açúcar amarelo. Depois de estarem cozidas e quase toda a água ter evaporado, retirei o pau de canela e desfi-las mesmo com um garfo. A intenção foi mesmo deixar alguns grumos e não ficar com uma papa. Estendi um daqueles rolos de massa folhada fresca que se compram nos hipermercados e, depois de arrefecer, espalhei a mistura de maçã por cima a todo o comprimento. Por cima ainda coloquei algumas fatias muito finas de maçã crua. Enrolei tudo muito bem foi a forno quente em tabuleiro forrado com a mesma folha de papel vegetal que vinha na embalagem da massa folhada fresca. Dependendo dos fornos, está pronta quando tiver aquele aspecto de estar toda folhadinha. Não a deixo aloirar muito, pois quando pronta, desligo o forno, mas deixo-a lá dentro para não abater. No final, depois de ter arrefecido um pouco, basta polvilhar com algum açúcar em pó com a ajuda de um simples coador daqueles do leite mesmo. Uniformiza mais o polvilhamento. E é tudo!
Deliciem-se!!!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Badejo no Micro-Ondas com Salada em Vinagrete

Fiquei deveras adepta da comida em micro-ondas, principalmente peixe. Tão simples, tão rápido, tão pouca loiça que lavar... E eu que o tinha já há uns anos e quase nem lhe dava uso...! E principalmente, a principal vantagem, liberta muito menos calor do que um bico de gás ou do que um forno... Com estes calores, toda a gente cá de casa agradece, principalmente eu quando estou a cozinhar...
Mas para além de tudo, a comida fica deliciosa! Veja-se só esta posta de badejo: Uma pessoa até fica com fome só de olhar para ela... Para a fazer, basta temperá-la com um pouco de sal grosso, um fio de azeite e algumas folhas de alecrim. Vai ao micro-ondas, potência máxima, durante 4 a 5 minutos. E já está!
Entretanto, quase nem se tem tempo para fazer uma salada... Mas aqui vai a minha sugestão: salada mista de rúcula selvagem, rebentos de soja (ou feijão mungo) e alface. Temperei-a com um molho de vinagrete que preparei à parte: azeite, sumo de limão, vinagre e sal grosso. Mistura-se tudo muito bem com um garfo e rega-se a salada generosamente. Envolve-se bem e serve-se de seguida.
Poderá sempre arranjar-se o peixe depois de cozinhado e misturá-lo à salada em lascas, como eu prefiro. Se não for para comer em seguida, guardo a salada, o peixe e o molho, tudo em separado, mas já pronto. Na hora de servir, volto a mexer bem o molho e misturo tudo de seguida. Óptimo para um dia ao chegar-se a casa vindos da praia...! Se ao menos houvesse praia em Évora...

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Morangos

Os morangos por cá começam a ser poucos... O que é uma pena...! E talvez por isso, começam a ser bastante apetecidos nestes tempos... Simples, laminados, em saladas ou fora delas, bolos, tartes, gelados... Têm mil e uma utilizações, mas sempre com uma coisa em comum: são verdadeiramente deliciosos! Têm ainda a vantagem, se consumidos simples sem adição de açúcares, serem pouco calóricos e assim poder-se abusar um pouquinho mais...

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Novos Móveis - III

Após a conclusão das alterações na estrutura, há que tapar as fendas e disfarçar as juntas com massa de madeira. Neste caso, aplicámos massa da mesma côr em que iremos escurecer os móveis. Aplica-se com uma espátula, generosamente e deixa-se secar bem. Ao outro dia está pronta a ser lixada como se de madeira se trata-se. Deixa-se a superfície o mais lisa possível, com o mínimo vestígio de massa.
Depois foi necessário pensar no sistema de união dos diferentes módulos. Encontrei no mercado este sistema que desconhecia, mas muito funcional. É composto por duas partes. Uma parte trata-se desta 'estrela' que aparece na foto. Após furarmos os dois módulos no exacto sítio onde serão unidos, aplica-se esta estrela simplesmente martelando-a na madeira. Tem um tubo acoplado que fica dentro do furo feito anteriormente. Esse tubo tem rosca interna.A outra parte trata-se de apenas um simples parafuso com uma anilha que se coloca do outro lado do furo, no outro módulo. O que tem de bom este sistema, é que assim, fica a exercer-se pressão no sentido certo, devido à rosca do parafuso. Ambos os módulos ficam a ser 'puxados', um para o outro.Depois da montagem planeada e experimentada, volta-se a desmontar o móvel para o poder escurecer e envernizar. Na próxima foto vê-se uma parte já escurecida, com tinta para madeira aplicada a trincha e boneca, de côr mogno. Aconselho a boneca (ou um resto de uma t-shirt de algodão também serve), pois uniformiza mais a pintura.Não esquecer o interior do móvel, portas e prateleiras também.Ficam a faltar o tapa-poros e verniz. Mas isso fica para uma próxima postagem.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Soja com Legumes e Maçã

Decidi experimentar soja. Não é que nunca tenha comido, mas a verdade é que sempre foi fora de casa. Nunca tinha tentado cozinhá-la antes... Mas da última vez que fui às compras encontrei um pacote que vinha com a explicação de como cozinhá-la e então decidi arriscar. Segui as instruções da embalagem: coloquei de molho o granulado grosso de soja meia hora antes de cozinhar o que duplicou a quantidade. Escorri bem e coloquei a cozer em água por 5 a 6 minutos. Ao levantar fervura à que ter cuidado pois faz imensa espuma.
Entretanto tinha tratado dos legumes: cenoura, courgette, tomate fresco sem pele e uma maçã. Tudo cortado aos pedaços e passados numa sertã com um fio de azeite algum sal. Depois de cozida a soja, escorri-a bem e adicionei à minha sertã com os legumes. Mais dois ou três minutos e está pronto! A soja por si não tem um paladar muito forte o que fez com que adquiri-se o paladar de tudo o restante. No final, gostei do resultado, principalmente do ácido do tomate com o doce da maçã. A repetir sem dúvida!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Travesseiros de Frango e Legumes

Estes travesseiros têm saída garantida cá em casa. E sem se saber, acaba-se por comer uma boa dose de legumes. Desta vez não tinha grande coisa em casa, mas dão para se fazerem com quase todos os legumes. Além do mais, acho que ficam giros!Coze-se o frango (apenas meio) com os temperos desejados, no meu caso sal, louro, cebola e alho. Enquanto o frango coze preparam-se os legumes. Ralam-se as cenouras, corta-se a couve branca em tiras bem fininhas da mesma grossura da cenoura ralada e ainda uma cebola também às rodelas. Vão depois a lume brando com um fio de azeite e algum sal. Entretanto esfia-se o frango cozido e adiciona-se aos legumes. Se necessário acrescenta-se um pouco da água de cozer o frango, mas no final não poderá ter líquido. Reserva-se.
Estende-se a massa folhada (ou utiliza-se da fresca) e corta-se em quadrados de mais ou menos 15x15 cm. No centro coloca-se o frango com os legumes e dobram-se as pontas para cima, tentando uni-las ao centro. Pincela-se com ovo batido e vão a forno quente até a massa folhada crescer e aloirar. Servem-se de imediato ou guardam-se para mais tarde. Acompanham-se com uma salada a gosto. Em mais pormenor:
Ideais para se fazerem com antecedência, ou fazer apenas o recheio que poderá ser guardado por algum tempo no frigorífico para depois fazê-los frescos na hora. Óptimos para almoços fora de casa ou levar para o trabalho.
Para a próxima experimento com rebentos de soja...

domingo, 19 de julho de 2009

Arroz de Peixe, Camarão e Ovas

Este arroz saiu-me uma surpresa!!! Fiquei incondicionalmente rendida! Quem nunca o fez, experimente que vai adorar! Fiz assim:
Pica-se uma cebola, esmagam-se alguns dentes de alho e cortam-se uns bocadinhos de pimento vermelho e vai tudo a aloirar com um fio de azeite e algum sal. Adiciona-se a posta de peixe (neste caso badejo) e deixa-se mais ou menos cozer em lume brando. Retira-se o peixe e adiciona-se o arroz que se deixa estalar. Entretanto limpa-se de peles e espinhas o peixe e reserva-se em lascas. Adiciona-se água ao arroz e deixa-se este cozer. Quando estiver quase pronto, uns minutos antes, adiciona-se o saco das ovas por cima e reduz-se o lume. A intenção é elas cozerem um pouco para no final se obterem alguns pedaços mais inteiros. Quando estiverem cozidas por fora, então arrebenta-se o saco com a colher de pau e mistura-se tudo muito bem. Adiciona-se o peixe reservado, algum milho (opcional) e alguns camarões descascados daqueles congelados (se forem inteiros com casca ainda melhor, mas eu não tinha). Deixa-se o arroz acabar de cozer e a água evaporar um pouco. Serve-se de imediato com ainda alguma calda.
Uma verdadeira delícia!!! Acho que não volto a fritar ovas tão cedo!!!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Novos Móveis - II

Pois é! Estamos a construir os novos móveis para a nossa sala. Dois aparadores. Adiantamos um pouco o trabalho comprando uns módulos de armários que não são mais do que grandes caixas em pinho com duas portas. Vinham já com as dobradiças e tudo. Foram montados. Mas além das portas, queríamos que os aparadores tivessem umas gavetas por cima das portas. Tivemos então de acrescentar aos ditos módulos umas laterais dentro das quais as gavetas irão funcionar.
Começamos por fazer uns orifícios com o berbequim com a broca da medida certa. Para tal utilizamos o aparelho que aparece na figura para nos assegurarmos que o furo fica centrado e perfeitamente na vertical. Depois dos furos feitos, colocam-se estes marcadores que têm a mesma medida da broca, ou seja, encaixam na perfeição sem folgas. Na parte virada para cima têm uma espécie de um espigão que servirá para marcar a posição exacta dos furos na outra madeira que queremos acrescentar. Pressiona-se com força e ficámos com a marcação feita.
Podemos então, com a ajuda novamente do dito aparelho, fazer os furos exactamente no sítio onde os marcadores marcaram a madeira.Agora basta colocar um pouco de cola branca para madeiras e os respectivos pinos, ou pregos de madeira, ou que lhe queiram chamar. Metade é martelada numa das partes e a outra parte, com os furos feitos na posição exacta, é posta e martelada em cima.Cuidado ao se fazerem os furos pois a profundidade destes também é importante. Queremos que o pino fique a meio da união e não apenas numa das partes. O objectivo é acrescentar umas tábuas como mostra a próxima foto: E este é o resultado pretendido! As laterais para as gavetas estão prontas. Com o mesmo processo colocaram-se as barras atrás que ajudam as laterais a ficarem alinhadas, além de que mais tarde serviram para a fixação do tampo.Agora é só repetir todo o processo para os outros módulos...

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Capacho Alentejano

Se é gaspacho, se é capacho, não sei...! A receita é dos meus sogros, que são alentejanos de gema, e eles chamam-lhe capacho...! Então, capacho ficou! Independente do nome, a receita é excelente e isso é o que importa! Mas como fica confuso para quem nunca viu, aqui fica, mais uma vez, a receita, mas desta vez com fotos a ilustrarem os passos.
Primeiro corta-se às rodelas um pouco de uma linguiça alentejana de boa qualidade. Caseira de preferência, caso contrário procurem nos hiper-mercados por linguiça de Estremoz. Depois acrescenta-se um pouco de pepino cortado em quartos de rodela:
De seguida um tomate inteiro cortado em cubos:
Uma cebola picada:
Dois ou três pêssegos, damascos ou semelhantes em pedaços mais ou menos grandes:
Uma maçã picada miúda:
E finalmente, ameixas. Muitas ameixas. Pelo menos umas 7 ou 8. Todas iguais ou de diferentes tipos. Bem maduras! Cortadas também em pedaços mais ou menos grandes:
Por fim, os temperos: sal a gosto, o sumo de um limão e um fio de azeite. Mistura-se tudo e acrescenta-se água bem gelada, de forma a cobrir tudo e mais um pouco:
Para finalizar, o pão! Sopas de pão alentejano ou semelhante. Deverá ser um pão com alguma consistência e seco. Se for do dia anterior ainda melhor. Caso contrário, ao ser adicionado na água, ficará feito em papas...
Sirva de imediato. Acompanhamento: nenhum. Sobremesa: nenhuma. Trata-se de uma refeição completa! E em dias de calor, com a água fresquinha, é tudo o que apetece!!!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Bacalhau com Batatinhas no Micro-Ondas

A vantagem desta receita, mesmo sendo feita no micro-ondas, não é a rapidez da receita. Apesar de em menos de meia hora estar tudo pronto, o que também será agradável. A verdadeira vantagem é o reduzido tempo de preparação e não termos mais de nos preocupar com o assunto, a não ser ir rodando os botões...
Ao final do tempo marcado, o mico-ondas pára e não temos de nos preocupar em se está a pegar, vou ter de mexer, será que precisa de mais um pouco de água e afins. Não. É tudo muito prático e ficámos de mãos livres para fazer outras coisas. Findo o tempo, o mico-ondas trata de nos avisar que já está pronto e é tudo. Sem preocupações!
De resto, o paladar é óptimo!
Mas passemos à receita em si. Este é o aspecto do bacalhau já pronto, apesar de já alguém se ter servido antes que eu conseguisse tirar a foto...! Mas dá para ver o efeito final. Para o fazer colocam-se tiras de pimento, alhos esmagados e cebola às rodelas no fundo, e por cima o bacalhau bem descongelado, que prefiro colocar com a pele para cima. Rega-se tudo abundantemente com azeite, uma vez que o azeite assim aromatizado servirá depois para servir no prato. O sal depende do bacalhau ter sido mais ou menos demolhado. Vai ao micro-ondas por 7 minutos, ou menos se a posta for mais fina, em potência máxima. Está pronto!
Antes do bacalhau, costumo fazer as batatas. Lavam-se muito bem, uma vez que serão feitas com a casca. Dão-se uns golpes na casca para elas não estourarem tipo castanhas. Untam-se bem em azeite com as mãos, de modo a ficar com uma película de azeite a toda a volta. Isto acelera o tempo de cozimento no micro-ondas. Por cima umas pedras de sal. Vai ao micro-ondas, em potência máxima por 7 minutos. Viram-se as batatas e novamente mais 7 minutos. Estão prontas!
Se preferirem, ao servirem as batatas, poderão dar-lhes um 'murro' de forma a abrirem um pouco a casca. Acompanhem com uma salada ao vosso gosto.
E ainda outra vantagem! Se levarem a comida à mesa nos pratos onde a confeccionaram, pouca loiça sujaram no final...

terça-feira, 14 de julho de 2009

Sapateira - Santola ao Natural

Nunca sei o que lhe chamar: santola ou sapateira? Acho que depende da região do país! Mas trata-se do mesmo! Por cá, em ocasiões especiais, ou para comemorar algo, por vezes deliciámo-nos com uma. Há quem a faça de mil e uma formas, eu por vezes também vario, mas a verdade é que mesmo ao natural, não deixa de ser uma delícia!!! E não dá trabalho!!! Basta colocá-la a descongelar de um dia para o outro, de preferência no frigorífico, principalmente se estiver calor. Depois é só abri-la, limpá-la e expô-la numa travessa coberta por algumas folhas de alface. O peito costumo parti-lo em quatro depois de lhe ter retirado a tripa, as pernas são marteladas um pouco por todas para facilitar ao comer à mesa, e o casco costumo apenas envolvê-lo todo com uma colher, ovas e o demais, depois de lhe tirar também a tripa. É só!
Acompanho com maionese à parte, molho rosa para quem preferir, pequenas tostas e sempre com vinho verde branco bem fresco! Esta é uma daquelas comidas que não dão para serem comidas à pressa! É para se ir comendo, bebendo e conversando!!! Belo programinha, não!?

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Caixas de Arrumação - II

E aqui estão elas já prontinhas!!! Não é por nada, mas as duas que escureci e pintei ficaram lindas!!! Servem para guardar alguns cd's de música no escritório. Ora vejam as obras primas! Primeiro de frente que é como as tenho: Depois de lado:
E aqui está a outra:
Combinam bem as duas, não acham?
Quanto a todas as outras que deixei em pinho, coloquei-as também no escritório:
Quatro por cada módulo de prateleiras. Cabem na perfeição! E como as prateleiras são ajustáveis em altura, ficaram a funcionar como gavetas:
Melhor do que isto, só feitas por medida!!! Foram realmente um achado! E úteis para guardar a imensidade de coisas pequenas que andam sempre espalhadas em qualquer escritório! Praticamente, é como se já estivessem cheias!!!

domingo, 12 de julho de 2009

Caixas de Arrumação

Comprei uma dúzia destas caixitas para arrumação. Umas deixei em pinho mesmo, apenas envernizei, outras escureci e dediquei-me às pinturas em acrílico. Medem todas 30x20x15.
Ó p'ra elas em tempo de secagem!!!
Depois mostro em que é que eu as utilizarei! Vão ficar um espectáculo! Além de darem imenso jeito, claro!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Arroz de Peixe (congro) em 15 minutos

Por vezes tem mesmo de ser assim... Não há tempo para grandes preparativos e a comida tem de estar na mesa em 15 minutos...! E para muita gente isso significa 'fast-food' ou comida pré-preparada. Cá em casa, muitas vezes, significa arroz de peixe!!! Põe-se um tacho com tampa, com alguma água e sal ao lume. Enquanto a água ferve ou não ferve pica-se uma cebola e esmagam-se uns dentes de alho que vão esmagados mas inteiros para o tacho. Assim que a água ferver, adiciona-se então o arroz. Põe-se a mesa e prepara-se a salada. No final acrescenta-se o peixe e alguns camarões daqueles descascados. Coze mais 5 minutos ou até o arroz abrir e estar pronto. Rectificam-se os temperos antes de servir.
Não se suja praticamente loiça nenhuma e é bem rápido de se fazer!!! O meu tipo de 'fast-food'!!!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Ameixas... ou Fatões!?

A minha fruteira, estava ontem muito esmorecida...! Com o calor que se faz sentir, tenho evitado comprar muita fruta de uma vez só, pois acaba toda por estragar-se em 3 ou 4 dias. A solução é ter pouca, variada e acabar sempre com ela antes de comprar mais. E estava eu a pensar o que haveria ou não de comprar, quando me batem à porta... Era a vizinha, que devido ao calor estava com o mesmo problema e estava com pena de que se estragassem todas as ameixas que tinha. Por isso perguntou-me se não queria algumas... Ora não, gulosa como sou...!? A minha fruteira ficou logo toda vaidosa!!! Ó p'ra ela...! Fiquei foi na dúvida, pois acho que a este tipo de ameixa se chama fatões...!
São menos redondas e mais alongadas. Muito doces, por sinal...! E o caroço é de 'aparta'.
E então em que é que ficámos? São ameixas..., ou são fatões!?