O frio e a chuva parece estarem a querer chegar. Ameaçam, ameaçam, e qualquer dia estão aí de vez! E com o tempo assim, apetecem outras comidas: sopas mais 'pesadas', arrozadas, massas, empadões e assados no forno, etc. E não resisti mais à tentação! Fiz esta deliciosa sopa de nabiças tenrinhas e de feijão vermelho: É muito simples de fazer, como aliás, grande parte das sopas. O princípio é sempre o mesmo: muitos legumes e água! Um pedaço de carne ou de chouriço para os mais carnívoros..., ou um simples fio de azeite para todos os outros...
Mas comecemos pelo feijão que tem de ser previamente cozido. Já que tenho de ter o trabalho, tempo e paciência de cozer feijão, cozo logo o quilo completo...! O que sobra congelo em doses individuais que depois utilizo para os mais variados fins: feijoadas, misturado no arroz, sopas, saladas, etc. Faço o mesmo com o grão de bico e outros tipos de feijão. Apenas o feijão frade gosto de cozê-lo e comê-lo fresco, apesar de no Verão o cozer de um dia para o outro para o obter frio.
Mas adiante! Demolho o feijão de um dia para o outro e cozo-o em panela de pressão com um pouco de sal e por vezes algumas folhas de louro. Aproveito no final, quer o feijão cozido, quer a água da cozedura. As ditas doses individuais são compostas por uma parte de feijão e outra de água de cozedura!
Agora a sopa! Escorro o feijão de uma dessas doses e num tacho adiciono logo a água da sua cozedura e mais alguma fresca. Adiciono então:
- apenas algum do feijão, reservando a maioria para adicionar inteiro no final
- 1 cebola grande
- 2 batatas médias
- 1 courgette das pequenas
- 3 cenouras médias
Deixo tudo cozer muito bem e no final passo tudo com a varinha mágica, reduzindo a puré. Adiciono então:
- nabiças em volume mais ou menos equivalente ao somatório de tudo o resto (elas ficam em quase nada!)
- sal
- fio de azeite
- restante feijão apenas após as nabiças estarem já cozidas
Apenas uns minutos mais de lume e a sopa está pronta! Acompanhar com pão ou broa, de preferência caseiro... Tem outro gosto!
Sem comentários:
Enviar um comentário