domingo, 17 de janeiro de 2010

Pães de Queijo

Pois é! O novo ano começou e como se costuma dizer: ''Ano Novo, Vida Nova''! Com tantos projectos por fazer, uns novos, outros por acabar do ano anterior, alguma coisa tinha de ficar para trás... Foi este blogue! Mas regressei de novo! Fiquem atentos, pois temos novidades!!!!
Para hoje a sugestão são uns simples pães de queijo. Toda a gente cá de casa é gulosa por queijos! E tudo que leve queijo, deve ser bom com toda a certeza!!!! Daí a experiência. Aqui a atrasado tinha feito uns com polvilho azedo. Ficaram bons, mas gostei muito mais destes! Mais macios de paladar, mas definitivamente a saberem a queijo!
Ingredientes:
  • 200g de farinha triga com fermento
  • 100g de farinha milha
  • 200g de queijo ralado
  • 100g manteiga de culinária
  • leite q.b.
  • 1 saqueta de fermento

Misturam-se as farinhas e o fermento. A farinha triga tinha fermento, logo, adicionei apenas 1 saqueta de fermento. Se fizerem com farinha sem fermento não se esqueçam de adicionar mais 1 saqueta. Depois adicionei a manteiga aos pedacinhos para facilitar o amassar e um pouco de leite. Deve-se amassar à mão muito bem até não encontrar pedacinhos de manteiga ainda inteiros. O leite vai-se adicionando aos poucos. O que se deseja obter é uma consistência que adere a quase tudo tipo chiclet. No final, deixar a massa repousar pelo menos meia hora em ambiente aquecido ou pelo menos não muito frio. Se for mais tempo, uma hora ou mais, não faz mal. Menos é que não! A massa terá de crescer. No final do tempo adiciona-se o queijo do vosso gosto. Eu utilizei queijo de barra ralado grosso no ralador cá de casa. Uma opção muito mais económica, pois afinal tratava-se de uma experiência! E resultou maravilhosamente, ou seja, da próxima vez faço o mesmo! Volta-se a amassar até incorporar todo o queijo por toda a massa. De seguida forrei um tabuleiro com papel vegetal e com a ajuda de umas colheres fui deitando a massa no tabuleiro separando-a em pães. Com as dimensões do meu tabuleiro deu para seis pães do tamanho de papo-secos. Deixa-se de novo repousar a massa assim no tabuleiro pelo menos mais 45 minutos. Só depois é que vai ao forno. O tempo não sei, terão de ir vendo. Eu cozi estes no forninho que tenho na minha salamandra... Os tempos são bem diferentes! Estes demoraram um bom tempo, mas no final valeu a pena! A acompanharem a sopa do jantar foram um mimo!!! Os restantes não devem de escapar ao lanche de hoje, aquecidos e com uma noz de manteiga...

1 comentário:

Emilia disse...

Olá Maria

Costumo "passar os olhos" por varios blogs entre os quais o teu. Por timidez, comodismo, feitio ou outra coisa que não me ocorre, não costumo comentar, só hoje reparei que o teu não é muito comentado o que lamento. Agora apercebo-me que o devia fazer com regularidade... mas só vem tarde o que nunca chega, por isso aqui estou a dar-te os parabéns pelo teu blog que é um dos meus preferidos. Um bom ano para ti e para todos os que te são queridos.
Bjs

Emilia