segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Bolo de Côco e Parabéns!

Como o frio já aperta, só apetece ficar por casa no quentinho. Vejam lá se eu não tenho razão, pela camada de geada que havia hoje às 10h no telhado da minha casa.

E como o Natal está já aí a bater à porta, decidi ir fazendo algumas experiências para a cozinha. Na ceia de Natal, não podemos fazer feio, não é verdade? E como cá em casa não há gulosos..., decidi-me por este bolito.

Acho que apesar de tudo não me saí muito mal. É um bolito de iogurte ao qual adicionei côco ralado, fiz uma cobertura de chocolate e polvilhei com mais côco ralado. É bem simples de fazer, e acreditem que de paladar ainda ficou melhor!!! Bastante húmido por dentro, a saber bastante a côco e misturado com o chocolate...! Ainda tentei tirar fotos de uma fatia, mas mal dei por ela só restava o prato muito bem rapadinho!

-Ingredientes:

  • 4 ovos inteiros
  • 1 iogurte natural
  • 3 copos de açúcar
  • 2 copos de farinha com fermento
  • 2 copos de côco ralado
  • 1 copo de óleo
  • raspa de limão

Tudo ao mesmo tempo (que dá menos trabalho), batem-se os ovos com o açúcar, o iogurte, o óleo e a raspa de limão. A medida dos copos é a mesma do iogurte. No fim a farinha e o côco ralado. Vai a forno previamente aquecido em forma untada com margarina e polvilhada com farinha, mais ou menos 30 minutos. Verifica-se se já está cozido com o truque do palito. Para a cobertura, derrete-se um pouco de margarina (utilizo Vaqueiro) e acrescenta-se cacau em pó ou qualquer outro simples chocolate para o leite até obter um creme bem forte. Depois é só adicionar um pacote de natas e bater muito bem com uma vara de arames (mas pode ser com uma colher de pau). Vai ao lume para engrossar um pouco e já está! Cobre-se o bolo depois de este ter arrefecido um pouco. A cobertura ficará mais espessa quando arrefecer. E só falta polvilhar com um pouco mais de côco.

Delícia feita e pronta a ser comida!!!

Só mais uma coisa! Hoje, a filha de uma amiga minha faz dois anitos, e isto de fazer anos perto do Natal é uma desgraça, pois acaba-se sempre por receber apenas uma prenda com a desculpa que ''é um pouco melhor''!!! Acho injusto!!! Por isso, se a minha amiga for paciente o suficiente, poderia mostrar à sua filha traquinas a foto seguinte:

Como vês, minha pequena grande traquinas, a tua prenda já está embrulhada e pronta para a viagem! Os meus PARABÉNS!!!!!!!

1 comentário:

Casa Viva! disse...

Olá Maria!

Sei que nunca te esqueces de mim!...nem eu de ti!... afinal és a minha TIA Minhota mais Alentejana que tenho!!!
Obrigada!!
Até breve!

A Traquina