terça-feira, 11 de março de 2008

Salada de Peixe

Não sei como é nas outras casas, mas cá pela minha, à hora das refeições, se calhar de ser peixe, o meu marido faz-me invariavelmente sempre a mesma pergunta: '-É daquele com espinhas?' Ora, o que a minha cara metade tão simpaticamente apelida de 'aquele com espinhas', é um peixe que eu gosto bastante: congro (para quem não está a ver, é aquele que se parece com uma cobra). É óptimo em caldeiradas, grelhado, cozido, etc. Mas cá em casa é sempre uma consumição! E o pior, normalmente é mais aquele que fica no prato, do que aquele que foi comido, e como eu gosto bastante, acho no mínimo, um crime!!!
Mas como eu sou teimosa e continuo a preferir peixe a carne, tive de mudar a questão. Porque é que ele não come congro? Por causa das espinhas...! Então e se eu fizesse congro sem espinhas? Vamos lá experimentar!

-Ingredientes (para duas pessoas):

  • 2 ou 3 postas de congro (dependendo do tamanho)
  • 2 ovos
  • 250 g miolo de camarão
  • 200 g milho
  • 2 tomates maduros
  • oregãos, sal, azeite, cebola

Coze-se o congro com um pouco de sal e uma cebola para dar mais sabor. Cozem-se também os ovos, o miolo de camarão e o milho. Limpa-se o peixe de peles e espinhas. Partem-se os ovos cozidos e os tomates maduros em bocadinhos pequenos. Mistura-se tudo numa saladeira. Tempera-se com oregãos, sal e um fio de azeite. Serve-se mesmo assim e de preferência já frio. Eis aqui o resultado:

Como vêem, o meu jantarinho já está pronto. Mais uma peça ou duas de fruta e a minha barriguinha regala-se toda. Quem preferir pode comer com maionese, ralar ainda uma cenoura, acrescentar pepino, etc. Deixo ao vosso critério.

Sem comentários: