quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Serviço de Café em Loiça de Viana

Nascida e criada em Viana do Castelo, não poderia de deixar de enaltecer o que a minha terra natal tem de bom. E a fábrica de loiças de Viana, tem realmente loiças lindas...! Todas as peças são feitas à mão, individualmente e ainda de uma forma artesanal. Ainda se dá ao pé, as rodas giram, a mesa de trabalho também e de uma quantidade de massa nascem obras primas pelas mãos de quem sabe. Segue-se a pintura, também manual e a vidragem. O trabalho final, único e linda, por sinal...!
Peça a peça, fazem também serviços completos de loiça. Os preços são astronómicos, em comparação com tantos outros que existem no mercado. Mas nem se comparam... A beleza, a resistência, a durabilidade... Todas as peças podem ir ao forno, micro-ondas e máquina de lavar. Não perdem a côr com o uso ao contrário de tantas outras, nem ficam riscadas com os esfregões nem com as lavagens na máquina. Se necessário, duram séculos...
Andava a namorar este serviço faz anos, mas foi desta que me decidi. Trouxe de férias uma prenda para mim: o serviço de café completo! Lindo!!!
É composto por doze chávenas e doze pires, naturalmente... O açucareiro, obviamente com o mesmo motivo:
Segue-se a leiteira:
E finalmente o bule:
O branco da loiça é verdadeiramente imaculado!!! O azul, verde e amarelo torrado sobressaem de uma maneira indescritível! Só me apetece dizer: perfeito!!!
E tudo começou quando me ofereceram pelo meu casamento o prato de bolo:
E a torteira e espátula também foram oferta:
Pode ser comprado às peças ou por inteiro. Existe também o serviço de chá e naturalmente também o de jantar, completo. Tudo se vende às peças ou inteiro. Mas isso, será para outros vôos...!!!

1 comentário:

Susana Gomes disse...

Olá!
Cheguei aqui através do Publicar para Partilhar e adorei esta louça!

Sou fã de todas estas nossas riquezas regionais e essa torteira então... :)
Linda!

Beijinhos.