quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Bife com Arroz e Couve-Roxa

Esta comida é bem simples e deliciosa, que é como eu gosto! O bife de vaca é simplesmente temperado com sal e posto a grelhar numa chapa quente. O arroz é um simples arroz branco seco ao qual adicionei uns quantos alhos ainda na fase do refogado para dar aquele gostinho especial. Resta a couve-roxa, a que alguns poderão torcer o nariz, mas estou certa que isso é só porque ainda não provou a couve-roxa feita desta forma:
O sabor final tem um certo agridoce que eu simplesmente adoro! Mas não há nada como experimentar, logo, aqui deixo a receita:
  • meia couve-roxa
  • 1 cebola
  • 1 maçã reineta (ou outra)
  • azeite, sal e vinagre

Corta-se a couve-roxa em juliana e tempera-se com 4 a 5 colheres de sopa de vinagre e umas pedras de sal. Fica assim a macerar por pelo menos 30 minutos. Entretanto pica-se a cebola que vai a refogar com um fio de azeite. Depois da cebola estar já bem 'transparente', adicionam-se a couve-roxa bem escorrida (despreza-se assim o vinagre) e a maçã descascada, descaroçada e já picada. Deixa-se estufar tudo em lume brando até a maçã 'desaparecer' pois fica em puré e a couve ficar na consistência desejada. Se necessário acrescenta-se um pouco de água, mas sempre pouca.

A receita foi-me dada por uma amiga minha e desde então não me canso de a fazer em casa. Acompanha muito bem carnes, quer grelhadas, cozidas, assadas... Uma verdadeira delícia!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Roseta de Bacalhau Verde

Bacalhau é bacalhau! É sempre bom e existem de facto mil e uma formas de o cozinhar, senão mais! Mas desta vez, com poucos legumes em casa e já um pouco aborrecida de comer sempre o mesmo bacalhau cozido com todos (e neste caso apenas tinha grelos), fiz este prato. A experiência saiu bem e na verdade ficou delicioso! Vejam bem esta maravilha:O bacalhau foi cozido em água e sal, e limpo de peles e espinhas. Os grelos foram grosseiramente cortados em pedaços pequenos e salteados com cebola às rodelas, alhos esmagados e um fio de azeite. Quase no final adiciona-se então o bacalhau às lascas. Acompanha-se com batata cozida simples.
Bom apetite!

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Ponto de Arraiolos - I

Poderia estar a ferir os sentimentos de algumas pessoas, mas para mim, o ponto de arraiolos é como o crochet ou as malhas: cada qual tem a sua arte e forma de a fazer. E sejamos sinceros, nestas andanças de agulhas, linhas e fios, o que importa é o resultado final. Fora isso, resta-nos o prazer de sermos nós próprios a fazer a obra!
Posto isto, e a pedido de um ou uma leitora deste blogue (não consegui identificar), passo a apresentar com imagens como eu faço os cantos em ponto de arraiolos (a dois fios).
No final da carreira, quando se chega ao ponto do canto, muda-se a direcção dos pontos como ilustra a foto abaixo (atenção à direcção da agulha): De seguida, apanha-se apenas um dos fios da tela (o mais do canto) e passa-se o fio por baixo da agulha antes de o puxar:
Basta agora continuar a cozer, fazendo nova carreira até ao próximo canto:
Espero ter tirado a dúvida. Se não, ou para mais dúvidas, por favor comunique-me.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Carne de Conserva com Legumes Salteados e Arroz Seco Integral

Começo pelo fim e apresento desde já a refeição completa: carne de conserva acompanhada por legumes salteados e arroz seco integral. Eis a foto:Esta é decididamente uma boa sugestão de um acompanhamento utilizando legumes variados. Faço-o muitas vezes cá em casa, variando os legumes claro. E geralmente há consenso: quem não gosta, não come e pronto! Muito fáceis e rápidos de serem feitos, acabam por ter muita saída por estes lados. Espreitem só: Basta cortar os legumes que se desejar em tamanho que depois possa ser 'engarfado' e pô-los todos juntos num tachinho ou frigideira com um fio de azeite e um pouco de sal. Dez minutos e estão prontos. Se se desejarem mais cozidos deixam-se mais tempo. Se se desejar também se poderão temperar com pimenta e ervas variadas. O da figura é mesmo a versão mais simples com cebola às rodelas, couve branca em juliana, couve-flor e cenoura.
Desta vez foi para acompanhar uma carne de conserva caseira que fiz há uns tempos atrás e um arroz seco integral:
Na verdade, aos poucos, temo-nos 'convertido' a este arroz. Decididamente é mais saboroso, além de ser mais saudável, claro! Demora um pouco mais a ser cozido e não absorve tanto a água o que para certos pratos é um inconveniente, mas para arroz seco considero que é o ideal.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Painel em Arraiolos (imitando azulejos)

Vi este painel aqui atrasado numa revista de ponto de arraiolos. Não resisti! Tive de o fazer! É bem simples, mas o efeito achei-o surpreendente. São seis painéis, iguais dois a dois, um em tons de azul e o outro em tons de verdes e amarelo. Três deles estão já prontos. Dêem só uma espreitadela: Acho que imitam bem os azulejos. Que acham? Depois vão direitinhos para a minha parede do corredor. Mal posso esperar para vê-los todos alinhadinhos!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Sopa de Nabiças

Estou com alguns problemas com o meu leitor de cartões. Por isso a dificuldade em publicar mais vezes. Tenho ido procurar fotos mais antigas e tentado apresentar pelo menos uma receita, uma ideia, uma sugestão... Espero ter esse problema resolvido dentro em breve, pois tenho imensas coisas giras para mostrar!!!
Entretanto fica aqui a sugestão de uma simples sopinha de nabiças: A base é feita de batata, cebola e alhos. Os legumes utilizados foram as nabiças e cenouras.
Apesar de bem simples é deliciosa! E poderão sempre fazerem-se algumas melhorias: adicionar feijão vermelho que combina muito bem com as nabiças, enriquecer a base com alguma água da cozedura do mesmo feijão, reduzir a quantidade de batata e adicionar alguma abóbora... Enfim, o mundo das sopas não tem limite!!! Para convencer os menos aficionados, aconselho ainda o acompanhamento com algum pão ou broa frita: em fatias acompanha ao lado, em cubinhos por cima da própria sopa.