sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Ovas Fritas

A meio desta semana apeteceu-me comer algo diferente, e assim, como não tinha muito tempo para compras, fui dar uma espreitadela mais atenta à arca congeladora a ver o que se poderia arranjar. Lá fui tirando as sacas, uma após a outra (descobri que tenho muito polvo), e descobri umas ovas e duas alheiras de Miranda, meio 'perdidas', meio escondidas. Estar de dieta e fazer descobertas destas, não é bom, não é nada bom. Desconfio que se avizinham tempos difíceis!!! Mas com um pouco de esforço, lá fui resistindo às alheiras (ainda lá estão), mas resistir também às ovas, sinceramente, pareceu-me demais...! Então tirei-as e pu-las a descongelar.
Honestamente, de verdade que adoro ovas, mas apenas as consigo comer de uma única forma: fritas! A maioria das pessoas costuma cozê-las e servi-las assim cozidas com algum tempero. Mas pessoalmente acho que ficam sem nenhum sabor e não me agradam por aí além. Eu costumo fritá-las. Não sei de onde veio a ideia, mas já a minha avó as fritava...! Claro que se devem evitar os fritos, mas o segredo está em evitá-los, não excomungá-los!!!
A receita é bem simples. Quando as ovas estiverem descongeladas, temperam-se com um pouco, mas mesmo pouco sal, e passam-se assim inteiras por farinha. Põem-se a fritar em óleo quente, em lume médio, e deixam-se estar sem mexer, pois podem arrebentar o saco, durante um certo tempo suficiente para ganharem uma crosta. Ora vejamos:
-antes de virar:
-depois de virar:

Depois de viradas, deixa-se ganhar crosta do outro lado e podemos então separar os dois lóbulos:

Após fritarem um pouco mais, podemos ainda cortar cada lóbulo ao meio:

Vão mais uma vez a fritar de forma a ficarem bem douradinhas. Depois de fritas, deixam-se escorrer em papel absorvente e regam-se com sumo de limão. Ei-las já prontinhas a serem devoradas:

Desta vez fi-las acompanhar com um arroz de espigos e cenoura. Ei-lo aqui ainda a fumegar:

É verdadeiramente uma das minhas receitas favoritas! Agora só tenho uma pergunta: para quando as alheiras?

Sem comentários: