terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Arroz de Pato Fingido

Por cá, os dias têm andado mais cinzentos. E eu assim um pouco também. Tudo bem, a chuva faz falta, muita falta cá pelo Alentejo, mas continuo a preferir os dias de sol. Nada se compara com o acordar com um raio de sol a iluminar-nos o quarto e a desejar-nos um bom dia! Quando os dias estão assim cinzentos, o começo do dia mais parece o meio da noite e só dá vontade de nos taparmos ainda mais debaixo dos cobertores pelo menos por mais 5 minutinhos. Mas o dia não espera e há que levantar, lavar a cara com água gelada (excelente despertador) e começar a correr, pois os 5 minutinhos, afinal transformaram-se em 20 e já estou outra vez atrasada, e não vou conseguir fazer tudo aquilo que queria. Enfim...!
Hoje é dia de Entrudo, ou de Carnaval, como preferirem. Por estas bandas, pelo menos cá em casa, não é muito comemorado. Sempre se fazem umas filhoses, que a minha sogra sempre me as oferece, logo, não tenho de as fazer nem sei a receita, mas terei de lha pedir um dia. E a dos 'borrachos' e pastéis de grão também. Mas isso fica para outro dia.
Hoje recomendo arroz de pato fingido. Já não sei quem na família o apelidou assim, mas a moda pegou pois trata-se mesmo disso: a receita é de um arroz de pato, só que se faz com frango! Porque os patos não abundam por estes lados, mas sempre me vão oferecendo alguns frangos e galos caseiros de tempos a tempos. Decidi experimentar um dia trocar o pato por frango, gostei, e tenho repetido várias vezes. Ora vejam o resultado final!

-Ingredientes:
  • 1 frango caseiro (ou meio se for grande)
  • arroz
  • chouriço (apenas suficiente para depois compôr)
  • louro
  • cebola
  • sal
  • azeite

Simplifiquei bastante a receita, uma vez que não adianta complicar o que já de si é bom! Começa-se por cozer o frango com o chouriço, duas ou três folhas de louro, uma cebola das grandes e um pouco de sal. Normalmente cozo na panela de pressão para ser mais rápido. Depois de cozido, esfia-se o frango, limpando-o de peles e ossos, corta-se o chouriço às rodelas e reserva-se a água da cozedura depois de coada. Faz-se um refogado com cebola picada e um fio de azeite, com o cuidado de não deitar sal, uma vez que a água da cozedura já tem sal. Depois de aloirar a cebola, acrescenta-se logo o frango e o arroz que se quiser para estalar um pouco. Acrescenta-se aos poucos a água da cozedura, apenas a suficiente para cozer o arroz e este ficar com um pouco de calda (mais ou menos o dobro da quantidade de arroz). Depois de cozido, e não é necessário cozer muito, espalha-se tudo numa travessa de ir ao forno, compõe-se com as rodelas de chouriço, e vai ao forno para secar durante uns minutos.

Vai um pratinho?

Normalmente nesta receita (na de pato), as pessoas têm a tendência de pôr o pato e o arroz às camadas. Pois na minha zona, lá para o Alto Minho, sempre se fez assim, misturando tudo. Gostos não se discutem, mas devo de confessar que gosto mais assim. De qualquer das formas, fica sempre bem, quase toda a gente que eu conheço gosta desta receita, e dá para fazer com uma certa antecedência e depois apenas aquecer um pouco no forno. Acompanho normalmente com salada de alface e cenoura ralada.

Sem comentários: