domingo, 6 de setembro de 2009

Cadeiras de Sala

Comprei estas cadeiras em pinho, muito jeitosas e confortáveis, mas sem nenhum tipo de acabamento de verniz, pintura ou nada que lhe valha. Prefiro. Assim posso acabá-las ao meu gosto!
E já comecei a trabalhar nelas! Depois de as ter montado (comprei-as desmontadas), colocando um pouco de cola branca para madeira na altura de colocar os parafusos, incluindo dentro do orifício da própria rosca para maior resistência, comecei logo por lhe dar o tom de mogno, tinta de madeira. Apliquei a tinta directamente com uma trincha, após ter lixado bem as cadeiras para lhes retirar alguma marca ou vestígios de cola que pudessem ter, pois em cola a tinta não consegue entranhar na madeira e esta ficará manchada...A tinta deverá ser aplicada com movimentos fluídos, rápidos e sempre no sentido dos veios da madeira. Caso contrário, corre-se o risco de se notarem as pinceladas no final do trabalho. Deverá ter-se à mão, a chamada boneca de trapo, que embora se encontrem à venda, uma t-shirt velha sendo 100% de algodão serve perfeitamente desde que não largue pelos. Se por algum motivo deixarmos escorrer alguma tinta, ou vemos que em algumas zonas está a ficar mais escuro, limpamos de seguida com a dita boneca.
De seguida levou já tapa-poros. Agora faltam as envernizadelas! Duas demãos em geral, mais uma extra nos tampos de assento pois gastam-se mais facilmente...

Sem comentários: