sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Esparguete Integral com Soja e Queijo

O esparguete integral passou a substituir o esparguete normal cá por casa. Em que varia? Bem, no paladar certamente! Considero-o muito mais saboroso! Demora um pouco mais a cozer, mas nada de exageros. Quanto à soja foi introduzida também cá em casa aos poucos. Primeiramente pelos rebentos de soja utilizados em saladas frias, depois juntamente com legumes salteados, granulado grosso para estufados e finalmente granulado fino que experimentei pela primeira vez neste prato. No fundo é um esparguete à bolonhesa mas com muitas alterações a meu gosto. Apresento duas sugestões de apresentação, pois éramos dois à mesa...
O esparguete coze-se simples com sal e um fio de azeite que impede que se 'cole'. Reserva-se. A soja granulada fina põe-se de molho em água por meia hora antes de cozinhar. Depois basta fazer um refogado com cebola picada, pimento vermelho, alho, sal e azeite. Depois de a cebola aloirar adiciona-se a soja escorrida, tomate limpo de peles bem maduro e já esmagado ou cortado em pedaços pequenos. Eu aldrabei um pouco e adicionei um pouco de chouriço de carne para mais sabor, mas é opcional. Deixar refogar um pouco.
A seguir é só 'montar' os pratos... Primeiro o esparguete, depois a soja e finalmente o queijo ralado a gosto. Come-se e chora-se por mais...!

Sem comentários: