quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Presépio em Lego
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Projectos de Natal - Porta-Chaves em Arraiolos
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Cupcakes de Chocolate com Pepitas de Chocolate
- 100g farinha triga
- 100g farinha milha
- 100g açúcar amarelo
- 100g manteiga amolecida
- 100g de chocolate em barra
- 2 ovos
- 6 colheres de sopa de cacau em pó
- 1 colher de chá de fermento em pó
Bata bem os ovos com o açúcar. Adicione a manteiga. Junte de seguida aos poucos os elementos secos: farinhas, fermento e cacau no final. Unte forminhas com manteiga, verta até um pouco mais de metade (irão crescer!) e por cima coloque quadradinhos de chocolate inteiros. Leve ao forno pré-aquecido a temperatura média/alta por cerca de 20 minutos ou até estarem prontos (teste do palito). Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.
Se servidos mornos, o chocolate ainda se encontra bem derretido no interior!!! E foi com essa descoberta que eles desapareceram...!
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
'Roupa-Velha' sendo Nova...
- 6 folhas de couve grandes com talos e tudo
- 1 posta de bacalhau bem generosa (ou duas médias)
- 2 batatas médias
- 2 cebolas médias
- 1 cabeça de alhos
- 2 cenouras (opcional)
- sal e azeite q.b.
Cozem-se as couves, as batatas, as cenouras e o bacalhau. Limpa-se este último de peles e espinhas e reserva-se. Escorrem-se muito bem as couves, cortam-se bem miudinhas e junta-se ao bacalhau. Cortam-se também as cenouras e as batatas aos pedaços pequenos e misturam-se igualmente ao bacalhau. Entretanto faz-se um refugado com a cebola e os alhos, tudo bem picadinho, com o azeite. Quando a cebola estiver já bem transparente, adicionar a mistura. Envolver tudo muito bem, temperar de sal a gosto e deixar cozinhar em lume brando para ficar bem seco. Cuidado para não agarrar ao fundo! Servir de imediato!
Aconselho a experimentarem. Até quem costuma dizer que não gosta de 'verdes', após provar, não quer outra coisa...! Tenho a prova viva disso cá em casa...!
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Bife Tic-Tac com Massa de Legumes
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Broinhas de Milho
- 200g farinha de trigo
- 200g carôlo de milho
- 1 saqueta de fermento tipo padeiro
- sal
- 4 colheres sopa de azeite
- água morna q.b.
Juntar e amassar bem todos os ingredientes e deixar repousar cerca de 45 minutos. Dividir a massa em bolinhas, e colocá-las sobre tapete de silicone no tabuleiro que irá ao forno. Cozer em forno pré-aquecido durante cerca de 20 minutos.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Qual é a coisa qual é ela...?
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Bolachas de Côco
Estas bolachinhas são bem fáceis de fazer e saem sempre bem, se a gente não se descuidar com o forno... Como podem ver, ficaram um pouquinho torradas demais do lado de baixo... É o tal problema do meu forno que nem grill tem. Velhinho, velhinho, mas vai dando e nunca me deixou na mão... E a culpa até foi minha que me ia esquecendo das bolachas no forno... A tentar fazer mil coisas ao mesmo tempo, por vezes dá nisto...! Mas passemos a coisas sérias! Torradas demais ou não, o certo é que todas desaparecerem em três tempos... Ingredientes:
- 200g manteiga
- 200g côco ralado
- 200g farinha trigo
- 200g farinha milha
- 100g açúcar amarelo
Juntar todos os ingredientes amassando-os bem à mão. Se a massa estiver seca demais, adicionar um pouco de leite; se muito mole, um pouco de farinha. A intenção é deixar a massa apenas o suficientemente seca para se poder trabalhar. Forrar um tabuleiro com papel vegetal ou tapete de silicone e colocar pedacinhos de massa já moldados em forma de bolacha. Faço-os à mão sem molde, para ficarem com um aspecto mais artesanal. Basta fazer bolinhas de massa e depois amassá-las entre as palmas das mãos. Ajeitam-se um pouco e estão prontas para irem a forno quente por cerca de 15 minutos ou até corarem um pouco. Deixar arrefecer no tabuleiro já fora do forno ou de preferência sobre uma rede, antes de as guardar. Se chegarem para isso...!!!
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Sopa de Alho Francês com Grão de Bico
- 1 courgette pequena
- 6 batatas médias
- 1 cebola
- 4 talos de alho francês
- grão de bico previamente cozido
- sal e azeite
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Batatas Assadas em Micro-Ondas
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Broas de Milho em forma de Folhas
- 500g farinha trigo
- 250g farinha milha
- 250g sêmola (carôlo) de milho
- sal
- 1 colher de sobremesa de erva doce em pó
- raspa de 1 limão
- 1 saquinho de fermento (ou equivalente)
- água morna q.b.
Misturam-se todos os ingredientes e vai-se adicionando água aos poucos até obter uma mistura mole, mas seca. Deixar repousar a massa em ambiente aquecido por 30 minutos (experimente ligar o fogão, deixar aquecer, desligá-lo de seguida e colocar a massa lá dentro). Depois dividir a massa em porções, colocá-las no tabuleiro que irá ao forno (polvilhado com farinha ou forrado com papel vegetal ou tapete de silicone). Dar-lhe a forma de folhas e com a ajuda de uma faca, fazer uns cortes a lembrar os veios das folhas. Polvilhar tudo com farinha. Deixar repousar por mais meia hora em local quente. Vai depois a forno quente por aproximadamente 20 a 30 minutos.
Ficaram uma delícia, quase doces, mas sem açúcar. A erva doce dá-lhe um sabor bem adocicado. Serviram para o jantar e lanche do dia seguinte. A pensar que tinha exagerado e feito muito, soube a pouco no final...!
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Boneca de Trapo - Maria Perni-Longa
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Bacalhau à Bráz
- bacalhau
- batata palha de compra
- cebolas
- alhos
- ovos
- azeite
- salsa
- sal
Começa-se por colocar o bacalhau a escaldar em água a ferver por uns minutos. Entretanto corta-se a cebola às rodelas grosseiras, esmagam-se uns dentes de alho que vão assim mesmo aos pedaços, junta-se um fio de azeite, um pouco de sal e vai tudo a lume brando até a cebola ficar bem transparente. Enquanto a cebola aloira, o bacalhau pode ser limpo de peles e espinhas. No fnal adiciona-se o bacalhau já meio esfiado ao refugado. Envolve-se bem e adicionam-se de seguida a batata palha. No final os ovos, um a um, já batidos. Envolve-se bem e deixa-se a secar um pouca a gosto de cada um, sempre a mexer. Prova-se de sal e retificam-se temperos. Antes de servir, já com o lume desligado, acrescenta-sa a salsa picada. Para quem gostar, que não é o caso, acompanha-se ainda com azeitonas pretas. Não esquecer uma salada de 'verdes'!
Bem bom!!!