quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Bife com Arroz e Couve-Roxa

Esta comida é bem simples e deliciosa, que é como eu gosto! O bife de vaca é simplesmente temperado com sal e posto a grelhar numa chapa quente. O arroz é um simples arroz branco seco ao qual adicionei uns quantos alhos ainda na fase do refogado para dar aquele gostinho especial. Resta a couve-roxa, a que alguns poderão torcer o nariz, mas estou certa que isso é só porque ainda não provou a couve-roxa feita desta forma:
O sabor final tem um certo agridoce que eu simplesmente adoro! Mas não há nada como experimentar, logo, aqui deixo a receita:
  • meia couve-roxa
  • 1 cebola
  • 1 maçã reineta (ou outra)
  • azeite, sal e vinagre

Corta-se a couve-roxa em juliana e tempera-se com 4 a 5 colheres de sopa de vinagre e umas pedras de sal. Fica assim a macerar por pelo menos 30 minutos. Entretanto pica-se a cebola que vai a refogar com um fio de azeite. Depois da cebola estar já bem 'transparente', adicionam-se a couve-roxa bem escorrida (despreza-se assim o vinagre) e a maçã descascada, descaroçada e já picada. Deixa-se estufar tudo em lume brando até a maçã 'desaparecer' pois fica em puré e a couve ficar na consistência desejada. Se necessário acrescenta-se um pouco de água, mas sempre pouca.

A receita foi-me dada por uma amiga minha e desde então não me canso de a fazer em casa. Acompanha muito bem carnes, quer grelhadas, cozidas, assadas... Uma verdadeira delícia!

1 comentário:

Agulha e Linha disse...

Olá Maria!

Já estava com saudades de novos post's!
Sim, é uma optima sugestão para introduzir vegetais às refeições... mesmo para os mais dificeis de convencer!
Bjs