sexta-feira, 10 de abril de 2009

Pizza Caseira

Cá em casa gostamos de pizza. Come-se à mão, sentados à mesa ou no sofá, a ver um bom filme... Belo programinha...! E praticamente dá para fazer com tudo aquilo que se queira, à vontade do 'freguês'! Cada qual faz o seu lado da pizza e acrescenta-lhe o que quiser..., não há confusão...
O único problema que tinha com as pizzas caseiras era a massa. Fizesse a receita que fizesse, a massa ficava-me sempre húmida e mole por baixo de todos os outros ingredientes, quase crua. Mas aqui a atrasado, fomos convidados a comer em casa de uns amigos. E o que acham que era o jantar...? Pizza!!! Adorei! E ainda mais, era caseira e a massa estaladiça como eu gosto! Tive mesmo de pedir a receita!!! E esta é a primeira experiência com a 'nova' massa: Honestamente, deram-me a receita com todos os ingredientes na dosagem correcta. Espero que não se importem de eu aqui a transcrever:
  • 3 chávenas de farinha
  • 1 1/2chávena de leite
  • 4,5 g de fermento de padeiro
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 pitada de sal

Juntam-se todos os ingredientes, amassando-os bem e homogeneamente. A massa fica depois a repousar de 1 a 2 horas.Forra-se então o tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal. Estende-se a massa com alguns milímetros de espessura e coloca-se directamente sobre o papel vegetal. Muito importante, agora é preciso picar toda a superfície da massa com um garfo. Quanto mais picada for, mais crocante e seca ficará! Depois é só colocar os ingredientes, o que deixo à vontade de cada um!

Esta foi feita com dois tomates frescos cortados às rodelas bem fininhas, cebola, 1 lata de atum bem escorrida, presunto e em metade, bocadinhos de abacaxi. Um pouco de sal e cobre-se tudo com queijo, neste caso foi com lascas de flamengo de barra cortadas na hora. Polvilha-se finalmente com oregãos secos e vai a forno bem quente por aproximadamente 20 a 25 minutos.

Sem dúvida, a repetir brevemente!

Sem comentários: