sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Bolachas e chá

Hoje reparei que ainda não tinha devolvido um dos pratos que a minha cunhada trouxe com coisinhas doces para a passagem de ano. A modo de desculpa, devolvi-lhe o prato assim:

Aliás, é coisa que sempre tento fazer. Não sei o que me parece devolver as coisas a modos que vazias. Devolvo sempre os pratos e demais 'tarecos' com alguma coisa, normalmente guloseimas. Acho que é por as pessoas saberem disso que tão frequentemente se 'esquecem' deles na minha casa...! Insistem sempre, dizendo que não lhes faz falta nenhuma e que mais tarde posso passar lá por casa a devolver... Estão a ver, não é verdade!? Embora não fosse o caso desta vez. Simplesmente a confusão de doces e de pratos foi tal, que ficou um mesmo esquecido.
Mas como podem ver, como estava com um pouco de pressa, fiz umas bolachas com pepitas de chocolate bem rápidas de fazer.
-Ingredientes:

  • 60 g de açúcar
  • 60 g de açúcar amarelo
  • 150 g de margarina
  • 1 ovo
  • 200 g de farinha
  • 100g de pepitas de chocolate

Numa tigela, misturam-se logo todos os ingredientes excepto o chocolate, à mão, de forma a obter uma massa, não muito dura, mas não mole. Depois no fim as pepitas de chocolate, que podem muito bem serem substituídas por chocolate de culinária bem partido com uma faca. Forra-se um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal e deitam-se sobre este pequenas bolinhas de massa, bem espaçadas entre si, e vão a forno bem quente por 10 a 12 minutos. Ao retirarem-se do forno estão ainda um pouco moles, mas depois de esfriarem logo endurecem. Esta receita dá para, mais ou menos, 25 a 30 bolachas.

As que não aparecem na figura, pois obviamente eram mais, depressa desapareceram. Num dia de chuva, com um chá de menta a acompanhar, souberam a pouco, souberam...!

Sem comentários: