sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Filetes no forno

No fim-de-semana passado, o meu marido pediu-me filetes de pescada, comida que ele muito aprecia. Mas os filetes são fritos...! Comigo de dieta para perder o que ganhei no Natal e passagem de ano, e ele com tendência a ter colesterol alto, a ideia a princípio não me agradou. Mas como pediu tanto... Entretanto preparei-os como de costume e temperei-os, mas mesmo assim não estava convencida. Fritos?! E se os fizesse no forno? Se melhor o pensei, mais rápido os fiz e eis o resultado:

Belo aspecto, não é verdade? E de paladar? Digo-vos que ficaram bem melhores do que se tivessem sido fritos. E um arrozinho seco de legumes para acompanhar, claro! Vamos lá à receita!

-Ingredientes:
  • um rabo de pescada
  • leite
  • alhos picados
  • sal
  • 1 ou 2 ovos
  • farinha
  • 1 limão
Primeiro fazemos os filetes a partir do rabo da pescada. Abrimo-lo ao meio e retirámos a espinha central e as pequenas das beiras, obtendo assim dois belos lombos para fazer os filetes como mostra a figura:

Obtemos assim uns filetes pequeninos, mas acreditem que se comem mais! Depois dos filetes prontos, temperam-se com um pouco de sal grosso, alho picado e cobre-se tudo com leite. Ficam assim de molho pelo menos meia-hora. Depois escorrem-se bem, passam-se por farinha e depois por ovo batido e vão a forno quente num tabuleiro forrado com papel vegetal. São bem rápidos de fazer, cerca de 10 a 15 minutos no forno, com a vantagem de se fazerem todos de uma só vez. Vejam lá a foto deles ainda no tabuleiro depois de virados e irem mais 5 minutos ao forno:


Depois de prontos e ainda quentes, regam-se com algumas gotas de sumo de limão. E estão prontos a comer!

Ficam mais suculentos do que os fritos, não se suja o fogão com salpicos de óleo, nem a casa fica a cheirar a fritos. Só vantagens, além de serem mais saudáveis, claro! Ou julgavam que este era um blogue só de coisas doces?! Há também que pensar na saúde!!!

Sem comentários: