terça-feira, 10 de junho de 2008

Espetadas de Lulas e Camarão

Finalmente, acho que o bom tempo veio para ficar. Por estas paragens alentejanas o calor começa já a 'apertar'. Infelizmente, creio que este ano será um dos mais quentes, para 'mal dos meus pecados'!!! Os quilitos a mais certamente não ajudarão! Logo tenho tido um pouco mais de cuidado na alimentação. Mas um dia não são dias, e normalmente tendo a ficar a meio compromisso: tentar evitar as gorduras e os açúcares (tarefa nem sempre conseguida, obviamente!), e ir aos poucos entrando no mundo dos grelhados.
Esta foi uma tentativa disso mesmo, embora o puré (somos muito batateiros cá por casa, não fossem as batatas serem caseiras) possa eventualmente ser substituído por uma salada a gosto. Prometo nos próximos tempos tentar dar mais ideias para saladas.
Eis a minha recomendação para hoje: espetadas de lulas acompanhadas de camarão grelhado e de puré de batata.
Na realidade é uma comida bem simples de se fazer. Prepara-se tudo de antemão e depois é só 'montar' as espetadas. Para duas pessoas precisamos de:
  • 350 gr. de lulas pequenas descongeladas e já limpas
  • 1 courgette cortada em fatias em todo o seu comprimento
  • 1 cebola grande cortada a meio e depois em quartos
  • 1 pimento (verde ou vermelho) já limpo e cortado em quadrados grandes
  • um pouco de presunto fatiado (opcional)
  • 8 ou 10 camarões de bom tamanho

Às lulas cortam-se os tentáculos e introduzem-se estes juntamente com uma pequena fatia de presunto dentro das bolsas das lulas. Montam-se as espetadas segunda a ordem que se quiser: lula recheada, pimento, courgette (enrola-se a fatia), cebola, e novamente lula recheada, etc. Temperam-se as espetadas com um pouco de sal grosso e vai a grelhar em grelha já quente.

Quanto aos camarões não costumo introduzi-los nas espetadas por o seu tempo de cozedura ser diferente do das lulas. Faço-os então separadamente pois grelham assim mais depressa do que se estivessem nas espetadas. Depois de lavados, temperam-se com um pouco de sal grosso e põem-se também a grelhar.

Viram-se as espetadas e os camarões de forma a grelharem bem em todos os lados e quando prontos regam-se com um pouco de sumo de limão. E está pronto! Acompanhei com um pouco de puré, embora se possa fazer simplesmente uma salada.

Recomendo vivamente esta receita. Pela simplicidade, mas principalmente pelo sabor. Passou definitivamente a ser uma das minhas favoritas. Mas para a próxima acompanho com uma salada!!!

Sem comentários: