sábado, 21 de junho de 2008

Semi-Frio de Morango

Agora que chegou o Verão, apesar de pelas temperaturas já ter chegado há uns bons tempos atrás, deixo-vos um bolo ou sobremesa deliciosa. Quando o faço, ninguém descansa enquanto não se acaba. É um instante. E o prato regressa rapidamente vazio à cozinha... E nem uma migalhinha sobra para contar a história! É por isso que nunca consigo fotografar uma fatia.
Ei-lo aqui antes de ser servido: Iremos precisar de:
  • 200 gr bolacha Maria
  • 150 gr de manteiga tipo vaqueiro
  • 6 folhas de gelatina incolor
  • 400 ml de natas
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 pacote de gelatina de morango

Derrete-se a manteiga e adiciona-se às bolachas trituradas. Mistura-se até formar uma massa homogénea e forra-se uma forma de fundo móvel com esta massa. Leva-se ao congelador. Entretanto demolham-se as folhas de gelatina em água fria, escorre-se depois o excesso de água e levam-se a lume brando com 0,5 de água mexendo sem parar até dissolver. Deixa-se arrefecer um pouco. Batem-se as natas até ficarem firmes e adiciona-se o leite condensado continuando a bater. Incorpora-se a gelatina. Retira-se a base do congelador e verte-se a mistura lá para dentro. Alisa-se um pouco a superfície e vai ao frigorífico para solidificar.

Prepara-se ainda a gelatina de morango segundo as instruções do próprio pacote e deixa-se arrefecer quase até solidificar. Quando esta estiver bem fria e a base bem solidificada, com bastante cuidado, com uma colher, vai-se deitando a gelatina por cima da base. Normalmente não é necessário deitar toda a gelatina. Pretende-se uma camada fina como a da figura. Vai ao frigorífico para solidificar.

E está pronto!!! Pode-se substituir a gelatina de morango pelo sabor que mais se preferir. Pode-se ainda, aproveitar e pôr umas quantas metades de morangos para compor antes de adicionar a gelatina. Fica bastante bem.

Finalmente é só comer, lamber os dedos e chorar por mais!!!!

Sem comentários: