domingo, 8 de junho de 2008

Fluviário de Mora

Este fim-de-semana fui de visita ao Fluviário de Mora. Apesar de viver no Alentejo e de Mora não ser assim tão longe, a verdade é que não me agradou ir de visita quando o fluviário ainda era novidade. Quando algo é novidade toda a gente vai de visita e acabámos por nem ver bem as exposições uma vez que passamos a vida a desviarmo-nos de alguém, ou a pedir 'com licença' e torna-se um pouco aborrecido. Sempre que possível, gosto de deixar passar a fase da novidade e de ir depois com toda a calma. E por vezes vale mesmo a pena esperar mais um pouco. Senão, vejam as fotos que se conseguem quando os corredores estão praticamente por nossa conta.
E gostei! Realmente acho que vale a pena visitar o fluviário. Achei calmante sentar-me num dos vários bancos dispostos em frente dos vários aquários e de ficar apenas ali a observar as diferentes espécies de peixes. Nem se dá pelo tempo a passar quando nos sentimos assim tão calmos e em paz. É deveras relaxante.Tão relaxante era o ambiente que até as lontras aproveitaram para tirar uma soneca. Só reparei nas horas quando o pessoal do fluviário começou a alimentar os peixes. Lembrei-me que eu também já era capaz de comer qualquer coisita...
No final da visita não resistimos a trazer pelo menos uma recordação: um separador para livros para o meu marido e um porta-chaves para mim. Digam lá que não são giros...Quanto ao almoço, como sabíamos que havia um parque de merendas mesmo ao lado, fomos preparados.Embora o fluviário tenha um restaurante, decidimo-nos antes pelo pique-nique. Além de ser mais barato, a paisagem é deveras agradável, existem muitas sombras e fica mesmo perto da água da barragem.
Levei, além de uns folhados mistos dos quais já dei a receita, uns panadinhos de perú, que se não me tivesse apressado em tirar uma foto, nem sobrava nenhum para recordação. Fi-los bastante pequenos pois dão mais jeito depois a comer. E viu-se o jeito que deram... Cortam-se uns quantos bifes de perú aos bocadinhos e temperam-se com um pouco de sal e de alho picado. Depois passam-se apenas por pão-ralado (não passo por ovo) e vão a fritar. Enquanto quentes espremo um pouco de limão para lhes dar mais paladar.

Quanto aos folhados mistos estavam como sempre: de chorar por mais. Mas como me sobrou um pouco de massa folhada, fiz uns coquinhos para sobremesa.Também desapareceram num instante! Basta forrar umas formas de queques com a massa folhada e quanto ao recheio é bem simples:

  • 3 gemas
  • 1 ovo inteiro
  • 100 gr. côco ralado
  • 150 gr. de açúcar

Juntam-se todos os ingredientes e amassa-se rapidamente à mão. Enchem-se as forminhas já forradas com a massa folhada e vão ao forno por mais ou menos 15 minutos. Vejam lá o aspecto deles por dentro, bem húmidos como eu gosto.

Foi um dia passado em grande. E recomendo realmente a visita ao fluviário de Mora para quem ainda lá não foi.

Sem comentários: