sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Carne de Conserva com Batata Doce Frita

Esta carne é maravilhosa!!!! Quem a conhece sabe do que estou a falar (e provavelmente é alentejano/a). Quem não conhece, decididamente tem de experimentar!!!

Aqui no Alentejo encontra-se com facilidade nos talhos já temperada. Mas eu continuo a preferir fazê-la em casa. Antigamente, antes dos frigoríficos, era assim que se conservava a carne depois da matança do porco. É também com este tempero que muitas das linguiças alentejanas são feitas. Do tempero original, apenas troquei a banha por azeite, pois é uma gordura mais saudável, mas quem quiser poderá usar a banha.

Ora vejam só este aspecto delicioso: Mas passemos à receita! A carne de porco (a que se quiser: pá, lombo, entrecosto, etc.) terá de ser fresca e corta-se então aos bocados grosseiros. Adiciona-se então bastante massa de pimentão, que por cá também se vende nas grandes superfícies em boiões, mas eu tenho sempre caseira que os meus sogros fazem e me oferecem todos os anos. Basicamente são pimentos vermelhos aos quais se retiraram os caules e sementes, cortados aos pedaços e deixados a macerar em bastante sal grosso (a tapá-los) durante uns dias. Depois estes são retirados do sal e triturados com a varinha mágica. Esta massa que se obtém é então chamada de massa de pimentão e devido à quantidade de sal é possível conservá-la por imenso tempo.
Tempera-se então a carne com bastante massa de pimentão e bastante alho picado:

A carne deverá ficar com este tempero no mínimo dois a três dias. Pode-se colocar no frigorífico, mas atenção, pois ela não poderá nunca secar. Deverá mexer-se pelo menos três vezes ao dia e se necessário adicionar um pouco de água bem fria.

Depois, segundo a tradição, seria frita em banha e depois de frita deixava-se a banha arrefecer de forma a solidificar e cobrir toda a carne. A carne ficava assim 'conservada' por imenso tempo desde que a banha permanecesse solidificada.

Nos dias de hoje acho que é demais!!! Faço a carne da mesma forma, mas em vez de a fritar, congelo-a em doses pequenas (daí a necessidade de fazer com carne fresca). No dia de cozinhar, evito a banha e frito-a antes em azeite. Acho que não perde nada em paladar por ser feita em azeite, pelo contrário, acho que fica mais saborosa.

A acompanhar poderão ser umas batatas fritas (doces ou normais), ou arroz seco, ou então poderão se fazer umas migas. Mas isso fica para uma próxima ocasião...!

Sem comentários: