segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Chuva e Folhados Mistos

Este fim-de-semana andei ocupada. Com nada de especial, apenas o de sempre. A casa não se limpa sozinha, e o cesto da roupa para passar-a-ferro já mais parecia o Evereste. Ainda por cima, as fortes chuvadas só convidavam mesmo a não se sair de casa, e o frio dizia-me para me aninhar no quentinho e não fazer nada. Mas as coisas precisam de ser feitas. E assim, quando pensava descansar durante o fim-de-semana, lá fui fazendo isto e aquilo, e a páginas tantas, não sei muito bem como, as coisas por fazer iam-se multiplicando como que por milagre, fazendo-me andar a correr feita 'barata-tonta' durante os dois dias. Resultado: estou mais cansada hoje que é segunda do que estava na sexta-feira à noite. Mas enfim...
De qualquer das formas, quando o frio é muito, na cozinha apetece logo ligar o forno. E como não tive muito tempo, só deu mesmo para algo bem rápido: folhados mistos. Vejam lá bem esta delícia!!

-Ingredientes:
  • uma embalagem de massa folhada
  • queijo fatiado

  • fiambre em fatias

  • um ovo

  • farinha q.b.

Depois de a massa folhada ter descongelado, trabalha-se com o rolo da massa e alguma farinha de forma a obter rectângulos com 2 a 3 mm de espessura. Sacode-se o excesso de farinha, numa extremidade põe-se sobre um terço de cada rectângulo o fiambre e o queijo, e dobra-se enrolando em três. Fazem-se uns cortes e pincela-se com ovo batido. Vai a forno bem quente durante mais ou menos 10 minutos. E é só! Deixar arrefecer um pouco e estão prontos a comer! E digam lá se não ficam com óptimo aspecto! Uma embalagem de massa folhada dá à vontade para pelo menos uns 8 folhados. Foi para o que deu e diga-se de passagem que hoje já não há nenhum para amostra, só mesmo em foto...!

1 comentário:

Casa Viva! disse...

Bom dia Maria!

Sim, estavam com um optimo aspecto!
Tenho um destes dias que experimentar!... já agora, sugestões para tartes de massa quebrada tens?!

Beijinhos