domingo, 16 de novembro de 2008

Arroz de Raia

O frio, decididamente, já veio para ficar. É tempo de sopas, assados no forno, comidas quentes e substanciais. Um chá ao final do dia no quentinho do lar.
Eis a minha selecção para hoje:Surpresa, surpresa...!
Que me dizem deste arrozinho malandro?
Super fácil e rápido de fazer. Acabo sempre por fazer muito este arroz de peixe nestes dias mais frios. Variam-se os temperos, varia-se o peixe, mas sabe sempre bem...! Desta vez utilizei raia. Como não tinha da fresca, acabei por utilizar da congelada mesmo.
Então comecemos:
Num tachinho coloca-se uma cebola picada, alguns dentes de alho esmagados, um pouco de pimento (verde neste caso, mas poderá ser do vermelho), sal, duas folhas de louro, um pouco de pimenta (para quem gosta), dois tomates pelados aos pedaços, duas ou três cenouras às rodelas, um pouco de alecrim, um fio generoso de azeite e leva-se então ao lume. Quando tudo estiver já bem misturado, a cebola quase cozida, acrescenta-se as postas de raia já descongelada, um pouco de vinagre e/ou o sumo de meio limão, e com o lume agora no mínimo, deixa-se a raia cozer um pouco em todos os temperos. Quando a raia estiver quase cozida (o que demora uns pouquinhos minutos), retira-se e acrescenta-se o arroz. Deixa-se o arroz abrir um pouco antes de acrescentar água quente aos poucos, conforme for sendo necessária, pois afinal, quer-se que o arroz seja malandro, mas que não fuja do prato...! Entretanto retiram-se as cartilagens à raia e quando o arroz estiver quase cozido volta-se a colocá-la no tachito.
Bem, está na hora de ir para a mesa...! Se se abafar o arroz um minutinho ou dois (não muito mais!) antes de servir, ainda fica melhor.
São servidos? Bom apetite!

Sem comentários: