quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Bacalhau com Grão no Forno

Mais uma sugestão bem simples: bacalhau com grão de bico no forno. Ei-lo aqui ainda na travessa pronto a ser devorado: O sabor é óptimo! Uma forma diferente de fazer bacalhau com grão.
Iremos precisar de:
  • bacalhau já demolhado
  • grão de bico demolhado pelo menos 6 horas antes
  • o equivalente em volume de batatas
  • ovos q.b.
  • cebolas e alhos
  • azeite e sal

Põe-se a cozer o grão com um pouco de sal, de preferência na panela de pressão. Entretanto coze-se o bacalhau que depois de limpa de peles e espinhas. Coloca-se logo na travessa que irá ao forno. Cozem-se também as batatas com um pouco de sal e cortam-se aos bocadinhos pequenos adicionando ao bacalhau. Faz-se o mesmo com os ovos cozidos. Depois do grão cozido, adiciona-se também à travessa e mistura-se tudo muito bem. Num tachinho à parte colocam-se umas quantas cebolas cortadas às rodelas e alguns alhos picados com uma boa quantidade de azeite. Vai a lume mais ou menos brando atá a cebola ficar bem macia (transparente). Rega-se a nossa travessa com este preparado de cebola. Se necessária adiciona-se um pouco mais de azeite e sal. Vai ao forno por cerca de 15 a 20 minutos (está tudo cozido, é só para misturar bem os sabores), ou até a cebola começar a querer tostar. Servir quente acompanhado de uma boa salada.

Este prato é bem simples de fazer e acho que ainda sabe melhor quando aquecido. Dá jeito por vezes pois pode ser preparado com bastante antecedência. E quase toda a gente gosta de bacalhau com grão! Experimentem que depois vão querer certamente repetir!

Sem comentários: