Andava já à tempos a 'namorar' na net, uma torta de massa folhada com maçã. Como sempre, despistada como sou, à última da hora, quando precisei, não a voltei a encontrar. Lembrava-me apenas que era de massa folhada e o recheio era com maçã. Com os convidados a chegar e a massa já descongelada, não houve mais tempo e tive de improvisar.
- 1 placa de massa folhada
- 3 ou 4 maçãs
- geleia
- açúcar em pó para polvilhar
Depois de descongelada estende-se a massa folhada de forma a obter um rectângulo bem comprido. Por cima, a todo o comprimento, espalha-se um pouco de geleia, a minha de marmelo e caseira, que já tinha um gostinho a canela. Muito pouca mesmo, apenas para 'molhar' um pouco a massa. Descascam-se e descaroçam-se as maçãs de qualquer tipo e a gosto. As minhas foram umas já muito 'mirradinhas' que ainda andavam por aí. Cortam-se em gomos muito fininhos e espalham-se por cima da geleia. Enrola-se tudo num rolinho bem redondinho, coloca-se num tabuleiro forrado a papel vegetal, com a 'dobra' do rolo para baixo, pincela-se com leite (pois não tinha ovos em casa) e vai a forno quente por 10 a 15 minutos, ou até a massa estar folhada e cozida. Retira-se do forno, deixa-se arrefecer, coloca-se no prato de servir e polvilha-se finalmente com o açúcar em pó com a ajuda de um coador daqueles do leite.
Eis o que sobrou e com o qual me regalei ainda hoje:
Estava muito boa, sem estar muito doce. Para improviso até que não estava nada má. Mas confesso que ficaria melhor com algum tipo de creme que ligasse a maçã à massa. Talvez para a próxima, em vez da geleia ou para além desta, lhe adicione um pouco de creme de pasteleiro ou algo do género. A repetir com uns melhoramentos!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário