quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Sargo Assado no Forno com Batatinhas a Murro

Olhem só para esta beleza!!!! Lindo, não ficou? E bem simples de se fazer, ainda por cima!!!
Ora comecemos:
Primeiro lavam-se muito bem as batatinhas pois irão se comer com a pele, põem-se a cozer num pouco de água com sal, mas não se deixam cozer totalmente. Antes de estas ficarem totalmente cozidas, retiram-se da água e reservam-se. Numa assadeira, coloca-se um talo de alho-francês aberto ao meio, ao qual se separam as diversas camadas para se poder forrar o fundo da assadeira (era para ter tirado uma foto, mas esqueci!!!). Depois colocam-se algumas cenouras abertas ao meio no sentido oposto ao do alho-francês. O peixe é posto por cima dos legumes e tempera-se com sal, alecrim, alhos esmagados e alguma cebola cortada às rodelas.
As batatinhas que se reservaram, são postas em volta do peixe. Rega-se tudo com um bom azeite e vai ao forno. A meio dá-se uma volta às batatitas, mas não se mexe no peixe.
Na hora, mesmo antes de servir, dá-se um 'murro' nas batatas, apenas para estas abrirem um pouco.
Faço esta receita imensas vezes com poucas variantes, pois não há que mexer em algo que já foi testado e aprovado em inúmeras ocasiões. Os legumes evitam que o peixe agarre ao fundo, acabando este por ficar assado todo por igual. As batatas, por muitas que eu faça, parecem ser sempre poucas...!

Sem comentários: