segunda-feira, 28 de julho de 2008

Arroz Doce

No passado fim-de-semana fui almoçar à dos meus sogros. Meia coxa de um pé e sem grande tempo para fazer algo mais, decidi-me por um simples arroz doce, pois sei que o meu sogro adora. Ei-lo aqui todo bonitinho! Achava que era uma daquelas receitas que toda a gente sabe, assim como a da canja. Mas fico pasmada com a quantidade de pessoas conhecidas que faz esta receita com leite condensado...! Como se fosse normal, como se o leite condensado sempre tenha existido, e as nossas avós o tivessem utilizado para confeccionar um simples arroz doce...!!!
Aqui fica a receita como sempre a fiz, como sempre a minha mãe fez e como fazia a minha avó. Lamento, mas para receitas assim, normalmente faço tudo a ''olho'', mas tentarei dar instruções o mais precisas. Iremos de precisar de:
  • leite (pode ser magro)
  • arroz carolino (normalmente o mais barato)
  • casca de 1 limão
  • açúcar
  • canela em pó

Num pequeno tacho leva-se ao lume o arroz, mais ou menos duas mãos cheias, com 6 a 8 colheres de sopa de açúcar, a casca de limão e água suficiente para cobrir em dobro todo o arroz. Costumo utilizar o arroz carolino pois este tem mais 'goma', ao contrário do agulha que é bastante mais seco. Deixa-se cozer assim o arroz enquanto a água se vai evaporando. Quando a água for já bem pouco e o arroz estiver quase cozido, adiciona-se o leite, mais ou menos a mesma quantidade que adicionamos de água anteriormente. Deixar cozer lentamente, mexendo sempre. Quando o arroz tiver absorvido algum do leite e querer começar a ficar em creme, está pronto. Retiram-se as cascas do limão (é melhor contá-las no início para agora não esquecer nenhuma!!!), e dispõe-se o arroz num prato, travessa ou tigelas. Depois de amornar, fazem-se uns desenhos com a canela em pó para decorar. Eu opto pelos losangulos que são bem simples de fazer. E é só comer!!!

Por vezes adiciono algumas gemas (duas), para este ficar bem amarelinho. Nesse caso, antes de deitar na travessa, adicionam-se as gemas já batidas com um pouco de açúcar ao arroz, mexendo bem depressa para as gemas não cozerem e solidificarem aos pedaços. Depois vai ao lume mais uns minutos. Mas como o meu sogro não gosta do arroz doce com gemas, desta vez foi simples mesmo.

Como vêem, nada mais simples e em 20 minutos está pronto a servir!

Sem comentários: