terça-feira, 15 de julho de 2008

Empadão de Massa Folhada

Para hoje, uma sugestão bem simples, que pode ter diversas utilizações. Empadão de massa folhada. Na realidade, a foto é já antiga, mas como me encontro ligeiramente incapacitada, de pé torcido (já medicada e com muito gelo!!!), resta-me o portátil com os seus ficheiros não muito actualizados no que diz respeito a fotos. Mesmo assim, não deixa de ser uma excelente sugestão. Tentei dar um 'ar de sua graça' fazendo os cortes na massa, o que nem por isso resultou muito bem, mas de qualquer das formas o paladar é sempre divinal.

Na verdade, parece mais complicado de fazer, do que na realidade o é. O recheio é de carne picada (ou este seria de coelho?).

O recheio de carne picada faz-se de antemão, inclusivé dá para ser feito em grandes quantidades, congelar em doses individuais, e na hora é só descongelar no micro-ondas, ou melhor ainda, deixar a descongelar de um dia para o outro.

Para o picado iremos de precisar:

  • carne de vaca de estufar (ou frango, ou perú, ou porco, ou coelho...)
  • tomate bem maduro
  • um ramo de salsa
  • cebolas
  • alhos
  • um pouco de chouriço de carne (opcional)
  • sal, azeite, louro

O interessante nisto, é que como é para fazer tudo em picado, não se preocupem muito em cortar as coisas aos bocadinhos pequenos. Apenas a carne terá de ser limpa de peles e ossos e cortada em tamanho suficiente que permita o uso de picadora. Tudo o resto vai inteiro mesmo. Ao tomate retira-se apenas a pele; as cebolas, depois de descascadas, partem-se apenas em dois. Tudo para a panela assim mesmo, de uma só vez, rega-se com azeite e tempera-se com sal. Deixa-se estufar tudo muito bem em lume brando e se necessário acrescentar apenas um pouco de água, mas muito pouca mesmo!!! Depois é só picar tudo na picadora (não esquecer de retirar as folhas de louro), aproveitar o molho, mas não em demasia (o picado é para ficar húmido, não a escorrer molho), e utilizá-lo assim mesmo, ou pôr a congelar em doses individuais dentro de saquinhos. Recomendo, no caso de carnes de frango, perú e coelho, em vez de se picar tudo, as carnes ficam melhor se forem esfiadas. Este picado dá para depois se fazer esparguete à bolonhesa, lasanha, pequenos folhados de carne, almôndegas, croquetes, hamburgueres, etc.

Para o empadão, basta uma dose de picado e duas placas de massa folhada, tudo descongelado. E é só montar! Numa travessa de ir à mesa, estende-se uma das placas de massa folhada com a ajuda de um rolo e um pouco de farinha. Espalha-se bem a dose de picado sobre esta massa e cobre-se tudo com a outra placa de massa folhada já bem estendida. Pincela-se com ovo batido e vai ao forno por cerca de 15 minutos.

Como sugestão final, experimente-se trocar a massa folhada por arroz seco, esparguete ou puré de batata. Fica excelente à mesma!

Bom apetite!

Sem comentários: