quinta-feira, 24 de julho de 2008

Raia cozida em molho de tomate

Esta é decididamente uma das minhas receitas favoritas desde miúda. E do meu pai também!!! E é até bastante simples e rápida de se fazer.

Muita gente diz que não gosta de raia e até hoje não entendo porquê. É boa frita (basta temperar com sal, passar por farinha e por ovo), em caldeiradas fica excelente, mas realmente prefiro-a sempre com molho de tomate. Até o meu marido adora este prato, por mais que não seja, por a raia não ter espinhas, mas sim umas cartilagens que depois desta cozida saem inteiras e muito facilmente. Ou seja, não dá trabalho a comer...! Vejam lá se não tem um aspecto delicioso!!!
Para fazermos este prato, precisámos de uma posta de raia por pessoa, que se cozem como normalmente em água com sal, assim como umas batatas. Para o molho, preparámos à parte um refogado com bastante cebola às rodelas grossas, alguns dentes de alho picados, sal e um fio largo de azeite. Quando a cebola estiver já bem molinha acrescenta-se o tomate aos pedaços e já sem pele. Deixa-se tudo refogar bem, mexendo de vez em quando. Depois leva-se o molho em separado para a mesa e cada qual se serve da quantidade de molho que desejar. Como podem ver, no meu caso, é sempre muito...!
Podem-se também cozer uns ovos que ficam divinais com este molho, ou então optar por alguns legumes cozidos. Desta vez foi mesmo à pressa e à gulodice!!! Mas soube muito bem!
Experimentem!

Sem comentários: