sexta-feira, 18 de julho de 2008

Capacho Alentejano

Para hoje, algo diferente. E não confundir com gaspacho porque não tem nada a haver. A combinação dos ingredientes é, no mínimo estranha, mas confesso que o resultado é surpreendente. Já há uns bons anos, quando fui apresentada oficialmente aos pais do meu namorado na altura, actual marido, fui pela primeira vez almoçar à casa dos meus sogros. Não me considero esquisita no comer, mas quando me puseram um capacho no prato ao almoço, acabadinha de conhecer os meus sogros, o meu receio foi de não ser capaz de comer o que estava já à minha frente, no prato. Era um dia de calor terrível, nada estranho em pleno Alentejo, mas já não podia dizer o mesmo relativamente ao que estava ali no prato a olhar para mim. Nem sabia em que talher pegar, se na colher, ou na faca e garfo. Educadamente esperei que os outros começassem primeiro e repetindo os gestos peguei na colher. Experimentei. Fresquinho!!! Experimentei outra vez. É bom!!! Comi. Soube-me 'que nem ginjas'!!! Será que há suficiente para eu poder repetir? Havia!!!
No fim, correu tudo bem e saí de lá com a receita.
Ora vejam a mistura e antes de comentarem, digo-vos que devem primeiro experimentar!!!
Para duas pessoas, iremos precisar de:
  • meio chouriço de carne (alentejano de preferência)
  • 1 tomate
  • 1/2 pepino
  • 1 cebola
  • 1 maçã
  • 2 pêssegos
  • 2 nectarinas (ou pêssegos 'carecas')
  • 10 ameixas (quaisquer desde que bem maduras)
  • 1 limão (sumo de) ou então vinagre
  • sal grosso, azeite
  • pão alentejano (ou qualquer outro bem consistente)

Parte-se o chouriço às rodelas, o tomate aos cubos, o pepino em quartos de rodelas, a cebola às semi-rodelas não muito finas. A maçã, os pêssegos, nectarinas e ameixas aos bocados não muito pequenos. Junta-se tudo assim mesmo numa terrina, tempera-se com o sumo do limão, um fio de azeite e algum, mas pouco, sal grosso. No fim, rega-se tudo com água bem fria do frigorífico até cobrir tudo, e pode-se até, em dias mais quentes, adicionar alguns cubos de gelo. Restam as sopas de pão que se juntam no final, tentando que estas fiquem bem cobertas pelo líquido.

Come-se logo de seguida com a água ainda bem fresca. E repete-se. E volta-se a repetir. Pois com o calor, é a única comida que conheço que apetece sempre!

Aventurem-se e experimentem este próximo fim-de-semana algo diferente. Acreditem: vale bem a pena!!!

Sem comentários: