terça-feira, 1 de julho de 2008

Gelados

O calor não pára de aumentar. A ventoinha, juntamente com o ar condicionado portátil são neste momento os meus melhores amigos. Evaporo um pouco mais de dia para dia e bebo cada vez mais água. Este ano deve de ser novamente um dos mais quentes das últimas décadas. Enfim...
Com todo este calor só apetecem gelados. Mas gelados engordam! Decidi começar a fazê-los eu mesma e cortar um pouco nas calorias. Primeiro investi numa boa máquina de gelados (bastou um Verão para conseguir ter rentabilidade). Com os gelados que já fiz, a máquina está mais do que paga!!! Ei-la aqui:
Depois procurei receitas pouco calóricas. Aí o caso já foi mais difícil! Muitas natas, muito açúcar, ingredientes mais ou menos estranhos e/ou caros demais. Encontrei uma que passou a ser a base de todos os gelados que faço: bem simples e pouco calórica (para gelados, claro!). É a seguinte:
  • 1 pacote de natas
  • 3 iogurtes naturais (faço-os eu numa iogurteira)
  • 3 claras em castelo
  • 3 colheres de sobremesa de açúcar em pó
  • 1 chávena almoçadeira de polpa de fruta

A polpa de fruta faço-a eu também, moendo fruta que tenha em casa com a varinha mágica. Junta-se tudo e deita-se a mistura na máquina de gelados. Esta mistura dá para cerca de 1,5 L de gelado, que guardo logo em doses individuais (e bem generosas, diga-se de passagem). Deixo-vos agora alguns exemplos dessas doses individuais:

-Gelado de kiwi:
-Gelado de morango e amoras silvestres:
-Gelado de damascos:

Estes só são alguns exemplos. Dá para fazer com quase todo o tipo de frutas, mas normalmente prefiro as que os meus sogros me dão lá da quinta. O paladar é totalmente diferente. Nestes gelados sente-se realmente o sabor da fruta. Aqui atrasado comi um dos de compra na casa de uma amiga. Apenas provei, pois estava a enjoar de tanto açúcar. E eu que sou gulosa...!!!!

Sem comentários: