terça-feira, 19 de agosto de 2008

Ameijoas à Silva!!!

Este passado fim-de-semana, como já o disse, foi de festa cá em casa. Por isso fui para a cozinha fazer alguns dos meus pratos favoritos e não só!
Esta receita de ameijoas faz sempre imenso sucesso. Que o diga a minha afilhada que se pela toda por estas ameijoas!!! Mas eu também gosto! São extremamente fáceis e rápidas de se fazerem e ficam bem de aperitivo, como foi desta vez o caso, ou mesmo de petisco à tarde. Ei-las aqui:

Sempre as fiz, aliás, sempre os meus pais as fizeram, logo, nem sequer sei de quem é a receita. Mas existem muitas parecidas e na verdade, cada qual faz ao seu gosto!
Para estas precisámos de:

  • 1 kg ameijoas
  • 1 cebola grande
  • meio pimento verde
  • meio pimento vermelho
  • meia cabeça de alhos
  • salsa e/ou coentros (esqueci!!!)
  • sal e azeite
  • 100 ml de vinho verde branco (Ponte de Lima no meu caso)

Começa-se por lavar muito bem as ameijoas. Aconselho pô-las de molho em água com um pouco de sal grosso, dentro do frigorífico por pelo menos uma hora. Assim tem-se a certeza de que abrem todas e que libertam todas as pedrinhas e areias.

Num tachinho, fazer um refogado com a cebola cortada às meias rodelas grosseiramente, os alhos laminados, os pimentos às tiras e um fio generoso de azeite. Deixar a cebola aloirar e deitar de seguida as ameijoas bem escorridas e lavadas, o vinho e a salsa e/ou os coentros picados grosseiramente (que desta vez eu esqueci!!!). Deixar um pouco ao lume, o suficiente para se evaporar o álcool do vinho (ou não). Apenas uns minutinhos e estão prontas!!! Servir de seguida acompanhadas de pequenas tostas para se poder comer e lamber também o molho!

São servidos?

Sem comentários: