quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Beldroegas com Pescada no Forno

Ofereceram-me no outro dia umas beldroegas já colhidas e arranjadas, que só faltavam serem lavadas. Foi o que eu fiz. E depois de lavadas, foram logo directamente para uma travessa de ir ao forno. Ei-las aqui:Por cima coloquei o resto de uma couve-flor que andava a se estragar lá no fundo da caixa dos legumes do meu frigorífico. Sim, porque aqui por casa tudo se aproveita!Depois fui tratar da pescada. Acho que já aqui falei nestes rabos de pescada aquando postei a receita dos filetes no forno. Aqui está um deles já descongelado e antes de ser arranjado:Sou adepta destes rabos de pescada. Além de serem de bom tamanho, ficam bem em conta. Que dizer do peixe? Depois de retirar a espinha central e remover a pele, eis aqui dois belos nacos de pescada que foram também para a travessa:Após ser tudo temperado com algum sal e azeite (opcional: também algum vinagre), coloquei as batatas cortadas às rodelas, apenas uma camada de modo a cobrir tudo. Como não tinha batatas (ups!) foi mesmo com batata doce que era o que havia em casa.Finalmente uma fina camada de algumas lascas de queijo de barra, porque novamente, era o que havia, alguma farinha milha (imagine-se só: tinha-se acabado o pão-ralado!), e umas sementes de linhaça só para dar graça.Travessa pronta, forno com ela! Após cerca de 20 minutos, eis o resultado:
Com tantas alterações e substituições, até que não saiu uma delícia!? Ora dêem só uma espreitadela no meu pratinho:
Como as beldroegas libertam bastante água, ficou uma comida bastante suculenta. As batatas doces junto com o queijo derretido acabaram por lhe dar um gostinho bastante especial. A repetir sem dúvida! E com as mesmas alterações e substituições!!!

1 comentário:

Unknown disse...

Esta receita está apetitosa, pena é que não sei onde arranjo as beldroegas cá por lisboa...

Beijos.