- bolacha Maria (1 ou 2 pacotes)
- 250 gr. manteiga tipo Vaqueiro
- 200 gr. de açúcar em pó
- café bem forte e adoçado
- raspas de chocolate para decorar
Faço sempre primeiro o café que enquanto quente derrete bem o açúcar. Deve de ficar bem docinho. A manteiga deve de estar à temperatura ambiente para se poder bater bem com a batedeira junto com o açúcar em pó. Não costumo deitá-lo todo de uma vez pois fico sempre com receio de ser açúcar a mais, mas é a quantidade que acabo sempre por utilizar. Ao creme, e para ajudar a bater melhor, adiciono sempre algumas colheres de sopa do café adocicado. Corta um pouco ao sabor enjoativo da manteiga também. Adiciono o café (apenas algumas colheres) aos poucos e4 vou batendo sempre pois se este estiver bem quente acaba por derreter a manteiga e não é o que se pretende. Depois é só montar o bolo.
Num prato que depois vai à mesa, barra-se o fundo com um pouco de creme, dispõem-se uma bolacha no centro e seis à volta, bem juntinhas, já bem embebidas do café adocicado, e volta-se a pôr mais uma camada de creme, mais uma de bolachas, até acharmos que apenas temos creme para barrar tudo e alisar (como o da foto). As bolachas gosto delas bem molinhas do café, mas quanto mais moles, mais trabalho a espalhar o creme direito e lisinho. Paciência: vale a pena!
Para decorar faço sempre uns riscos com um garfo e costumo pôr umas amêndoas a compor, mas como não as tinha foi mesmo com chocolate que ralei na hora.
Depois de feito vai para o frigorífico e sabe ainda melhor quando bem fresquinho.
É um excelente doce de sobremesa..., e não só! Fica excelente a acompanhar... um café, pois claro está!
1 comentário:
Pura Maldade!!!
Enviar um comentário