quarta-feira, 15 de julho de 2009

Bacalhau com Batatinhas no Micro-Ondas

A vantagem desta receita, mesmo sendo feita no micro-ondas, não é a rapidez da receita. Apesar de em menos de meia hora estar tudo pronto, o que também será agradável. A verdadeira vantagem é o reduzido tempo de preparação e não termos mais de nos preocupar com o assunto, a não ser ir rodando os botões...
Ao final do tempo marcado, o mico-ondas pára e não temos de nos preocupar em se está a pegar, vou ter de mexer, será que precisa de mais um pouco de água e afins. Não. É tudo muito prático e ficámos de mãos livres para fazer outras coisas. Findo o tempo, o mico-ondas trata de nos avisar que já está pronto e é tudo. Sem preocupações!
De resto, o paladar é óptimo!
Mas passemos à receita em si. Este é o aspecto do bacalhau já pronto, apesar de já alguém se ter servido antes que eu conseguisse tirar a foto...! Mas dá para ver o efeito final. Para o fazer colocam-se tiras de pimento, alhos esmagados e cebola às rodelas no fundo, e por cima o bacalhau bem descongelado, que prefiro colocar com a pele para cima. Rega-se tudo abundantemente com azeite, uma vez que o azeite assim aromatizado servirá depois para servir no prato. O sal depende do bacalhau ter sido mais ou menos demolhado. Vai ao micro-ondas por 7 minutos, ou menos se a posta for mais fina, em potência máxima. Está pronto!
Antes do bacalhau, costumo fazer as batatas. Lavam-se muito bem, uma vez que serão feitas com a casca. Dão-se uns golpes na casca para elas não estourarem tipo castanhas. Untam-se bem em azeite com as mãos, de modo a ficar com uma película de azeite a toda a volta. Isto acelera o tempo de cozimento no micro-ondas. Por cima umas pedras de sal. Vai ao micro-ondas, em potência máxima por 7 minutos. Viram-se as batatas e novamente mais 7 minutos. Estão prontas!
Se preferirem, ao servirem as batatas, poderão dar-lhes um 'murro' de forma a abrirem um pouco a casca. Acompanhem com uma salada ao vosso gosto.
E ainda outra vantagem! Se levarem a comida à mesa nos pratos onde a confeccionaram, pouca loiça sujaram no final...

Sem comentários: