quarta-feira, 8 de julho de 2009

Bolo Mármore

Existem muitas receitas de bolo mármore, umas mais complicadas do que outras. Cá por casa gosto, sempre que posso, de simplificar as coisas. Como neste caso! A receita base é a mesma de um bolo de iogurte pois sai sempre bem. Depois separo a massa (que é só uma e se faz toda de uma só vez) em duas e coloco os sabores à escolha. Nada de mais simples!Mas vamos então aos pormenores:
  • 4 ovos inteiros
  • 1 iogurte (natural ou de sabor)
  • 2 copos de açúcar
  • 2 copos de farinha
  • 1 copo de óleo
  • fermento (mesmo que a farinha já o tenha acrescento mais um pouco)

Junta-se o iogurte com os ovos e bate-se com a batedeira apenas para misturar. Acrescenta-se o açúcar e continua a bater-se por mais 3 a 5 minutos. De seguida o óleo e volta-se a misturar. No fim, a farinha e o fermento. Supostamente deve-se apenas envolver, mas eu bato à mesma por 1 minuto ou dois. No final, divido a massa em duas.

Numa parte acrescentam-se 100 gr de côco ralado e mistura-se (sempre com a batedeira).

Na outra parte acrescentam-se 5 colheres de cacau em pó.

Unta-se previamente a forma com manteiga e farinha. Adicionam-se ao mesmo tempo as duas massas, uma em cada mão, e vão-se envolvendo uma na outra. A intenção é ficarem bocados só de chocolate e outros de côco, como na foto seguinte:Depois vai a forno quente por aproximadamente 35 minutos ou até estar cozido (teste-se sempre com o truque do palito).

Finalmente, desenforma-se, deixa-se arrefecer, aproveita-se o forno quente e fazem-se logo uns folhados mistos que entretanto também se deixam arrefecer, preparam-se as 'marmitas' e toca a ir de directamente para o cestinho de merendas do piquenique...!!!

São servidos?

Sem comentários: