segunda-feira, 27 de julho de 2009

Badejo no Micro-Ondas com Salada em Vinagrete

Fiquei deveras adepta da comida em micro-ondas, principalmente peixe. Tão simples, tão rápido, tão pouca loiça que lavar... E eu que o tinha já há uns anos e quase nem lhe dava uso...! E principalmente, a principal vantagem, liberta muito menos calor do que um bico de gás ou do que um forno... Com estes calores, toda a gente cá de casa agradece, principalmente eu quando estou a cozinhar...
Mas para além de tudo, a comida fica deliciosa! Veja-se só esta posta de badejo: Uma pessoa até fica com fome só de olhar para ela... Para a fazer, basta temperá-la com um pouco de sal grosso, um fio de azeite e algumas folhas de alecrim. Vai ao micro-ondas, potência máxima, durante 4 a 5 minutos. E já está!
Entretanto, quase nem se tem tempo para fazer uma salada... Mas aqui vai a minha sugestão: salada mista de rúcula selvagem, rebentos de soja (ou feijão mungo) e alface. Temperei-a com um molho de vinagrete que preparei à parte: azeite, sumo de limão, vinagre e sal grosso. Mistura-se tudo muito bem com um garfo e rega-se a salada generosamente. Envolve-se bem e serve-se de seguida.
Poderá sempre arranjar-se o peixe depois de cozinhado e misturá-lo à salada em lascas, como eu prefiro. Se não for para comer em seguida, guardo a salada, o peixe e o molho, tudo em separado, mas já pronto. Na hora de servir, volto a mexer bem o molho e misturo tudo de seguida. Óptimo para um dia ao chegar-se a casa vindos da praia...! Se ao menos houvesse praia em Évora...

Sem comentários: