sexta-feira, 17 de julho de 2009

Novos Móveis - II

Pois é! Estamos a construir os novos móveis para a nossa sala. Dois aparadores. Adiantamos um pouco o trabalho comprando uns módulos de armários que não são mais do que grandes caixas em pinho com duas portas. Vinham já com as dobradiças e tudo. Foram montados. Mas além das portas, queríamos que os aparadores tivessem umas gavetas por cima das portas. Tivemos então de acrescentar aos ditos módulos umas laterais dentro das quais as gavetas irão funcionar.
Começamos por fazer uns orifícios com o berbequim com a broca da medida certa. Para tal utilizamos o aparelho que aparece na figura para nos assegurarmos que o furo fica centrado e perfeitamente na vertical. Depois dos furos feitos, colocam-se estes marcadores que têm a mesma medida da broca, ou seja, encaixam na perfeição sem folgas. Na parte virada para cima têm uma espécie de um espigão que servirá para marcar a posição exacta dos furos na outra madeira que queremos acrescentar. Pressiona-se com força e ficámos com a marcação feita.
Podemos então, com a ajuda novamente do dito aparelho, fazer os furos exactamente no sítio onde os marcadores marcaram a madeira.Agora basta colocar um pouco de cola branca para madeiras e os respectivos pinos, ou pregos de madeira, ou que lhe queiram chamar. Metade é martelada numa das partes e a outra parte, com os furos feitos na posição exacta, é posta e martelada em cima.Cuidado ao se fazerem os furos pois a profundidade destes também é importante. Queremos que o pino fique a meio da união e não apenas numa das partes. O objectivo é acrescentar umas tábuas como mostra a próxima foto: E este é o resultado pretendido! As laterais para as gavetas estão prontas. Com o mesmo processo colocaram-se as barras atrás que ajudam as laterais a ficarem alinhadas, além de que mais tarde serviram para a fixação do tampo.Agora é só repetir todo o processo para os outros módulos...

Sem comentários: