sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Tintas e Pinturas
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Marmelada Caseira
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Batatas Assadas com Alecrim
Iremos então precisar de:
- batatas brancas médias
- alecrim
- alhos
- azeite
- sal
Lavam-se muito bem as batatas pois estas são feitas com a casca. Cortam-se aos gomos a todo o comprimento e colocam-se numa travessa de ir ao forno. Os alhos são esmagados com a faca e postos mesmo assim. Acrescenta-se o alecrim, o sal a gosto e um fio bastante generoso de azeite. Vão a forno médio por 15 minutos, uma mexedela e mais 15 minutos.
Não há que enganar! Saem sempre bem! Excelentes quer a acompanhar carne, quer peixe.
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Frango com Limão
Para esta pequena maravilha iremos precisar de:
- 1 frango inteiro sem miúdos
- 1 limão
- sal q.b.
E é só!!! Eu não disse que os ingredientes não eram assim tantos? Depois de retirar os miúdos ao bicho, coloca-se no seu interior o limão inteiro e já bem furado com um garfo para libertar o seu sumo durante a sua cozedura. Algumas pedras de sal lá para dentro e algumas para se esfregar bem na pele. Prontinho para ir ao forno!!E como podem ver, foi logo aqui que comecei a complicar o que de si seria tão simples. Acabei por retirar o pescoço ao frango porque ninguém o come e achei feio, mas era para ter ficado. E também retirei aquelas 'badanas' que praticamente só são gordura da parte de baixo, junto às pernas, que deveriam também de ter ficado. E retirei ainda a ponta das asas que teriam dado jeito se tivessem ficado. Depois de ter metido o limão, cheguei à conclusão que não tinha como 'fechar' o frango! E também não tinha nada com que o 'fechar'. E foi aqui que tive de improvisar. Tive de utilizar umas tiras de papel vegetal que enrolei para servirem de fio de atar pois não tinha mais nada em casa para o efeito. Atei as pernas uma à outra e as asas também depois de lhes ter feito um furo. Sempre deu para remediar a situação e o forno já esperava. Numa travessa sem mais nada (nem água, nem azeite), lá foi ele apanhar um 'bronze'! Em potência média, que se queria assar por fora e por dentro e não apenas queimá-lo por fora! 20 minutos de um lado, 20 do outro. Prontinho! Ei-lo já na mesa:
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Móvel de Arrumos
A madeira para fazer a porta foi mesmo daqueles conjuntos de lambrins de pinho que se usam para forrar as paredes. São muito baratos. Ficaram mais caras as traves que se aplicaram na parte de trás:
Tudo levou tapa-poros e duas camadas de verniz vitrificador. Ao toque, ficou bem lisinho. Para além disso colocamos umas prateleiras dentro em contraplacado que se envernizaram também.
Depois foi só encher com toda a tralha. Infelizmente devo de confessar que já se encontra totalmente cheio. Preciso de mais arrumos...!
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Castanhas Cozidas
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Cubo em Arraiolos - II
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Pão com Sementes
- 150g da farinha do pacote acima
- 100g de farinha milha
- 175ml de leite magro
- 1 mão mal cheia de sementes de girassol
- 1 mão mal cheia de sementes de linhaça
Às farinhas adiciona-se o leite amornado e amassa-se bem até obter uma mistura homogénea. Deixa-se repousar por 30 minutos. Depois adicionam-se as sementes, volta-se a amassar para distribuir bem as sementes e coloca-se num tabuleiro ou prato de ir ao forno untado com azeite. Repousa mais 45 minutos. Vai a forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos.
Aqui está ele já fatiado para se ver melhor: Sempre consegui que ele arrefecesse um pouco, mas pouco ou nada mais durou. Foi simplesmente um ar que se lhe deu e passou a simples migalhas após duas pessoas terem decidido 'experimentá-lo'!!!
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Restos
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Sopa de Alho-Francês
Apartes à parte, sigamos com a receita. Iremos precisar para mais ou menos seis pratos de sopa, de:
- 4 a 6 talos de alho francês dependendo do tamanho
- 6 batatas médias
- 1 cebola grande
- duas cenouras
- sal, azeite
Primeiro põem-se a cozer as batatas com as cenouras e a cebola já com o sal. Depois de tudo cozido, reduz-se a puré com a varinha mágica. Acrescenta-se de seguida um fio de azeite e os alhos-franceses já lavados e cortados aos pedaços como se apresentam na figura: Depois é só deixar cozer uns 15 a 20 minutos em lume médio mexendo regularmente. No final, obtém-se uma sopa bastante cremosa e saborosa. Bem simples de fazer e regra geral, toda a gente gosta.
Ó p'ra ela já servida acompanhada por alguns bocadinhos de broa de mistura (milho e cevada).Infelizmente a broa não a encontro cá em baixo no Alentejo. Esta veio directamente do Alto Minho!
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Mais Vasos e Cactos
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Cubo em Arraiolos - I
Nem vos digo os restos que a minha sogra, que essa sim, fazia tapetes para fora, foi acumulando ao longo de uma vida...
Mas que fazer com eles? Tinha de os ir gastando de uma forma ou de outra. E então lembrei-me...! Lembrei-me de um cubo feito com lãs pela minha mãe em ponto baixo (crochet). Cada face era de uma côr diferente e depois bordou motivos também em lã por cima. Dentro tinha uma esponja forrada a tecido. Era bastante giro e tive-o durante muitos anos num cantinho do meu quarto. Era onde eu gostava de me sentar e de ficar a ler durante horas a fio.
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Iogurtes
Os iogurtes sem bem simples de se fazerem. Basta um litro de leite (de preferência meio-gordo ou gordo) e um iogurte natural de compra para se iniciar. Com uma vara de arames, mistura-se o leite e o iogurte natural, acrescentam-se umas colheres de açúcar (opcional, mas retira o amargo do iogurte natural), e reparte-se a mistura pelos copinhos, 7 ao todo de uma vez. Liga-se a iogurteira de preferência à noitinha para de manhã estarem já prontos. Deixam-se arrefecer um pouco e podem-se guardar depois no frigorífico, fechados com as tampinhas, por até 10 dias. Nunca chegaram a tanto cá por casa!
O mais interessante é que se pode ir variando. Podem-se fazer com fruta, pedaços ou moída com a varinha mágica, adicionar canela, ou fazê-los simples ou com um pouco da compota preferida no fundo de cada copinho. Eis aqui uns naturais com compota de morango:
Vai uma colher?
domingo, 5 de outubro de 2008
Prateleiras
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Sargo Grelhado
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Legumes no Micro-Ondas
Resultado: nada mal!!! Fiquei deveras surpreendida! Com alguns acertos acho que até fica uma boa comida. Saudável e bem rápida de preparar. Os legumes ficam a modos que meio estufados, meio assados. Uns minutinhos mais não teriam calhado nada mal, mas com a pressa foi mesmo assim. A repetir sem dúvida alguma.