segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Cubo em Arraiolos - I

Tenho andado um pouco entretida com a minha última novidade. Tanto isso é verdade que até tenho posto este blogue um pouco de lado. Mas hoje achei que até ficaria giro postá-la aqui. Ora aqui vai...
Como sabem, faço tapetes de Arraiolos. Para mim e para oferecer a amigos e familiares. Já fiz uns quantos. E se mais alguém de vós faz Arraiolos, sabe que é bastante fácil e rápido ficarmos com imensos restos de lãs. Começava a ser um problema, pois raramente se aproveitam de uns tapetes para os outros e como os tintos (tons de côr) variam, ficamos sempre com medo de a côr não ser exactamente a mesma e acabamos por comprar um pouco mais do que a lã necessária...
No final, começamos a ficar com isto:

Nem vos digo os restos que a minha sogra, que essa sim, fazia tapetes para fora, foi acumulando ao longo de uma vida...

Mas que fazer com eles? Tinha de os ir gastando de uma forma ou de outra. E então lembrei-me...! Lembrei-me de um cubo feito com lãs pela minha mãe em ponto baixo (crochet). Cada face era de uma côr diferente e depois bordou motivos também em lã por cima. Dentro tinha uma esponja forrada a tecido. Era bastante giro e tive-o durante muitos anos num cantinho do meu quarto. Era onde eu gostava de me sentar e de ficar a ler durante horas a fio.

Depois lembrei-me de fazer o mesmo para dar de presente às filhas de umas amigas minhas. Mas reconheço que crochet, embore aprecie, não é de certo a minha especialidade. Então porque não em Arraiolos? Se bem o pensei, melhor o fiz! Comecei por fazer o desenho a cores no Excel e depois foi só começar...
Eis a primeira face já prontinha:
Vou agora na segunda (reparem no pormenor da agulha ainda enfiada com um pouco de lã).
E já tenho prontos mais três desenhos. Para as seis faces ainda me falta um.
Considerando que é tudo feito com restos, até a tela que me sobrou do grande tapete de sala que estou a fazer, acho que está a ficar bastante giro, não acham? Já pus o meu marido a dar opiniões (faz agora mais uma vela no barquito...) e a minha sogra a aconselhar-me a pôr esta ou aquela côr (toda contente que alguém finalmente lhe gasta os restos de lã acumulados).
Conforme as faces forem ficando completas, vou postando-as por estes lados. E depois logo se vê o resultado final... Ficam com 41 cm de altura, e bastante leves para uma criança os levarem para qualquer lado onde se queiram sentar. E podem variar virando estas ou aquelas faces para cima ou para baixo. Aceitam-se mais sugestões e ideias para novas faces...

1 comentário:

Agulha e Linha disse...

Olá amiga!

Pela amostra, irá ficar irresistível... já estou a ver as presenteadas a rebolarem felizes... é tão bom ser pequenino!
Bom trabalho!
Bjs