quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Frango com Limão

Andava já há bastante tempo para experimentar esta receita. Mas nunca se proporcionava. Ou por falta de tempo, ou por falta de ingredientes (e olhem que não são assim tantos!!!), mas na verdade acho era mais uma desculpa para não fazer nada de novo mesmo. Quem cozinha todos os dias sabe do que estou a falar. É fácil cair-se numa rotina de fazer o mais simples, ou aquilo que se sabe que sai sempre bem. Experiências não são para todos os dias! Mas hoje, incentivada por uma amiga minha, foi de vez. Sem desculpas. Mesmo cometendo alguns erros (por distracção), mesmo não tendo tudo em casa (houve que improvisar), mas desta é que foi.
Frango com limão. Nada de mais simples, apesar de eu ter complicado as coisas... Ora vejam este aspecto delicioso (e posso assegurar que não foi apenas o aspecto!):

Para esta pequena maravilha iremos precisar de:
  • 1 frango inteiro sem miúdos
  • 1 limão
  • sal q.b.

E é só!!! Eu não disse que os ingredientes não eram assim tantos? Depois de retirar os miúdos ao bicho, coloca-se no seu interior o limão inteiro e já bem furado com um garfo para libertar o seu sumo durante a sua cozedura. Algumas pedras de sal lá para dentro e algumas para se esfregar bem na pele. Prontinho para ir ao forno!!E como podem ver, foi logo aqui que comecei a complicar o que de si seria tão simples. Acabei por retirar o pescoço ao frango porque ninguém o come e achei feio, mas era para ter ficado. E também retirei aquelas 'badanas' que praticamente só são gordura da parte de baixo, junto às pernas, que deveriam também de ter ficado. E retirei ainda a ponta das asas que teriam dado jeito se tivessem ficado. Depois de ter metido o limão, cheguei à conclusão que não tinha como 'fechar' o frango! E também não tinha nada com que o 'fechar'. E foi aqui que tive de improvisar. Tive de utilizar umas tiras de papel vegetal que enrolei para servirem de fio de atar pois não tinha mais nada em casa para o efeito. Atei as pernas uma à outra e as asas também depois de lhes ter feito um furo. Sempre deu para remediar a situação e o forno já esperava. Numa travessa sem mais nada (nem água, nem azeite), lá foi ele apanhar um 'bronze'! Em potência média, que se queria assar por fora e por dentro e não apenas queimá-lo por fora! 20 minutos de um lado, 20 do outro. Prontinho! Ei-lo já na mesa:


O frango não 'agarra' nem nada. A pele fica estaladiça e crocante que até apetece comer. O limão coze literalmente dentro do frango e vai libertando o seu sumo durante a cozedura, o que no final, dá um aroma inconfundível ao frango. Acompanhámos com salada simples. Uma delícia! A repetir, sem dúvida!

Sem comentários: