Na passada semana deram-me uns quantos marmelos. Honestamente, não sabia bem o que fazer com eles a não ser marmelada. E foi isso mesmo que eu fiz! Ei-la aqui já nas tacinhas a arrefecer:Pessoalmente, gosto da marmelada bem durinha, daquela que se consegue desenformar e tudo, daquela que se corta à faca às fatias. Cada qual com a sua. Mas quem gostar mais dela mole para poder barrar no pão, basta cozê-la um pouco menos. E a receita é bem simples, saindo sempre bem. Mesmo para os mais despistados, o máximo que pode acontecer é não ficar com a consistência desejada. Mas passemos propriamente à receita:
Numa panela colocar por cada quilograma de marmelos devidamente descascados e descaroçados, 700 gramas de açúcar. A receita original é 1 kg de marmelos por 1 kg de açúcar. Mas retirar um pouco ao açúcar não faz mal nenhum, e consegue-se à mesma obter o ponto. Costuma também adicionar um pouco de canela em pó, que no final dá aquele toque especial à marmelada. E é só. Nada de água!!! Pôr a panela assim mesmo ao lume bem brandinho, no mínimo, para o açúcar ir derretendo sem queimar. Depois deste derreter é possível subir um pouco mais o lume. Deixar os marmelos cozerem assim por pelo menos uma hora, mexendo ocasionalmente. Depois é só moer tudo muito bem com a varinha mágica e levar novamente a lume brando por mais outra hora, mexendo agora mais frequentemente para não agarrar. Colocar em tigelinhas e deixar arrefecer bem. Está prontinha a comer!!!
Para conservar durante mais tempo, cobri-la depois muito bem com papel vegetal e guardá-la em lugar seco e fresco. Devido à quantidade de açúcar, consegue-se conservar por vários meses.
Óptima simples, no pão, ou como dizia quando era pequena, em 'casais': uma fatia de marmelada com outra equivalente de queijo. A combinação é perfeita!!! Experimentem!
Sem comentários:
Enviar um comentário