sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Pão com Sementes

As máquinas de fazer pão estão agora muito na moda. Honestamente, começo seriamente a pensar em comprar uma. Os preços é que ainda não convidam muito... Mas desde que a use...! Mas para ter a certeza disso, pensei em experimentar fazer um pãosinho caseiro, mesmo sem máquina, só para ver como me sairia.
Deveras que fiquei surpreendida com o resultado! E ainda mais fiquei, pois não cumpri a receita original, aliás, raramente o faço... Ponho-me a fazer experiências e depois nem sempre as coisas correm pelo melhor...! Mas desta vez não foi o caso. Eis a minha experiência, acabadinho de sair do forno:
Na verdade não quis complicar muito a coisa, logo, como sabia que havia umas farinhas à venda já prontinhas, decidi-me e comprei esta:
Da receita que consta da embalagem, que só basta adicionar água, fiz umas pequenas alterações. Então vamos lá:
  • 150g da farinha do pacote acima
  • 100g de farinha milha
  • 175ml de leite magro
  • 1 mão mal cheia de sementes de girassol
  • 1 mão mal cheia de sementes de linhaça

Às farinhas adiciona-se o leite amornado e amassa-se bem até obter uma mistura homogénea. Deixa-se repousar por 30 minutos. Depois adicionam-se as sementes, volta-se a amassar para distribuir bem as sementes e coloca-se num tabuleiro ou prato de ir ao forno untado com azeite. Repousa mais 45 minutos. Vai a forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos.

Aqui está ele já fatiado para se ver melhor: Sempre consegui que ele arrefecesse um pouco, mas pouco ou nada mais durou. Foi simplesmente um ar que se lhe deu e passou a simples migalhas após duas pessoas terem decidido 'experimentá-lo'!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Adorei, é simplesmente um sabor delicioso.

Agulha e Linha disse...

mmmnmnm.... que pena não estares mais perto!...
bjs

♥ mesa para 4 disse...

Tb uso este pãozinho e como a minha máquina já é muito velha faço à "mão" e fica bom...o teu ficou óptimo...beijinho