segunda-feira, 25 de maio de 2009

Arroz Integral de Espigos (ou grelos de couve)

Ainda a fumegar, cá está ele: Fiquei adepta do arroz integral cá em casa. Faço-o muitas vezes. Demora um pouco mais a ficar cozido, mas acho que o paladar só fica a ganhar.
É um arroz bem simples. Por vezes faço-o com carne, outras não. Desta vez foi simples, para acompanhar peixe, embora acompanhe muito bem carnes grelhadas.
Aloira-se uma cebola e alguns dentes de alho esmagados em azeite e adiciona-se o sal. Estala-se depois o arroz já lavado por uns minutos, ao final dos quais se adicionam as cenouras e os espigos cortados em bocados. Adiciona-se água fervente e deixa-se cozer em lume brando pelo menos por 30 minutos. Vai-se mexendo e adicionando um pouco mais de água se necessário. Quase no final corrige-se o tempero de sal.
Para este tipo de arroz costumo utilizar a medida de uma mão cheia (em concha) de arroz por pessoa. Não é uma dose farta, mas é suficiente. Para pessoas com mais apetite, basta duplicar a dose. Se o arroz for integral, deixo-o de molho por cerca de meia a uma hora antes de o cozinhar, pois assim diminuo o tempo de cozedura.

Sem comentários: