terça-feira, 5 de maio de 2009

Tarte de Amêndoa Torrada

Esta é uma das minhas receitas doces favorita! É uma tarte de amêndoa como tantas outras, apenas com a particularidade de esta ser feita com a amêndoa inteira, com casca e torrada. O sabor é inconfundível e em nada se assemelha às tartes feitas com amêndoa pelada.
Apesar de a foto não ter ficado grande coisa, garanto-vos que o paladar ficou divinal (talvez um pouco doce demais, mas isso é sempre relativo, não acham?)! Passemos então à receita!
Para a massa:
-200g açúcar
-200g farinha
-200g margarina
-2 ovos inteiros
-2 col. chá de fermento
Para o recheio:
-100g amêndoa
-100g açúcar
-125 margarina
-1 col. sopa de leite
Para a massa basta amassar todos os ingredientes de uma só vez até se homogeneizar tudo. Deve-se evitar colocar mais farinha. A massa é mesmo assim, a colar-se aos dedos e tudo! Coloque tudo numa forma de fundo móvel (não é necessário untar nem enfarinhar) e espalhe como puder, sem grandes preocupações. Após 15 minutos em forno quente, ela sai sempre bem e lisinha.
Faça apenas o recheio após ter retirado a massa do forno, caso contrário ele ficará muito seco e não o conseguirá espalhar convenientemente. Se a amêndoa não for torrada, não faz mal, mas pode sempre colocá-la 5 minutos no forno antes de a picar. Depois basta colocar todos os ingredientes num pequeno tacho e levar ao lume, mexendo sempre. Estará pronto quando o açúcar começar a querer caramelizar. Lembre-se que terá de espalhar o recheio sobre a tarte. Não o quererá nem muito seco nem muito líquido.
Depois vai ainda ao forno até a amêndoa começar a querer ficar 'morena'.

Sem comentários: