quinta-feira, 16 de julho de 2009

Capacho Alentejano

Se é gaspacho, se é capacho, não sei...! A receita é dos meus sogros, que são alentejanos de gema, e eles chamam-lhe capacho...! Então, capacho ficou! Independente do nome, a receita é excelente e isso é o que importa! Mas como fica confuso para quem nunca viu, aqui fica, mais uma vez, a receita, mas desta vez com fotos a ilustrarem os passos.
Primeiro corta-se às rodelas um pouco de uma linguiça alentejana de boa qualidade. Caseira de preferência, caso contrário procurem nos hiper-mercados por linguiça de Estremoz. Depois acrescenta-se um pouco de pepino cortado em quartos de rodela:
De seguida um tomate inteiro cortado em cubos:
Uma cebola picada:
Dois ou três pêssegos, damascos ou semelhantes em pedaços mais ou menos grandes:
Uma maçã picada miúda:
E finalmente, ameixas. Muitas ameixas. Pelo menos umas 7 ou 8. Todas iguais ou de diferentes tipos. Bem maduras! Cortadas também em pedaços mais ou menos grandes:
Por fim, os temperos: sal a gosto, o sumo de um limão e um fio de azeite. Mistura-se tudo e acrescenta-se água bem gelada, de forma a cobrir tudo e mais um pouco:
Para finalizar, o pão! Sopas de pão alentejano ou semelhante. Deverá ser um pão com alguma consistência e seco. Se for do dia anterior ainda melhor. Caso contrário, ao ser adicionado na água, ficará feito em papas...
Sirva de imediato. Acompanhamento: nenhum. Sobremesa: nenhuma. Trata-se de uma refeição completa! E em dias de calor, com a água fresquinha, é tudo o que apetece!!!

1 comentário:

Nuno Gancinho disse...

Hum! Hum! bem este Capacho Alentejano, Cumprimentos da familia Gancinho