terça-feira, 21 de outubro de 2008

Castanhas Cozidas

Eu sei que provavelmente já toda a gente comeu e a receita é tão básica que toda a gente a conhece. Mas mesmo assim há variantes, acreditem. Há quem coza as castanhas com a casca de fora. Eu não. Dou-me ao trabalho de as descascar pois acho que o sabor entranha mais na castanha. Há quem as coza com os talos secos (ou frescos) do funcho. Eu não. Utilizo erva doce. costumo também pôr um pouco (quase nada mesmo) de sal pois acentua ainda mais o sabor, e um ou dois pausinhos de canela. Só adiciono as castanhas depois de a água com os temperos estar a ferver em cacho, pois assim cozem em metade do tempo. Quando se tentarem espetar com um garfo, abrirem logo ao meio, estão prontinhas a comer. Mesmo que desligue o lume, só as retiro da água mesmo antes de servir, pois de contrário, a pele custa imenso a sair. É só pô-las num pratinho e levá-las para a mesa.
Desculpem o mau aspecto, mas deveras que compensam com o seu sabor:Uma verdadeira delícia. E ficam extremamente macias a desfazerem-se na boca. Vai uma?

1 comentário:

bio_geo_esds@ disse...

Cozo com a casca externa, com pau de canela, erva-doce em grão e sal. Corto a casca das castanhas longitudinalmente passando pelo bico, só até meio de cada lada, assim é mais fácil tirar as 2 peles quando for para comer.
Não conseguiria ter o trabalho de as descascar antes! Mas acredito que possam ficar melhor.
Já apetece castanhas cozidas, mas ainda estão caras, vou comprar só 250g, lol