terça-feira, 16 de junho de 2009

Instalação de uma nova porta

Tenho-me esquecido de aqui postar a porta da sala que já foi instalada faz uns meses!!! Passo por ela todos os dias e acreditam que nunca mais me lembrei de aqui a colocar?! Enfim...! Mas aqui está ela:É de acesso à casa ao cimo das escadas e dá directamente para a sala. Trata-se de uma porta de vidros (fomos nós que os colocámos), à qual adicionámos outra meia porta que se encontra sempre fechada com dois ferrolhos, mas necessária, pois por vezes é preciso passar com algo mais largo...
A porta comprámo-la feita, sem vidros, nem fechos, nem acabamentos de verniz. Tudo isso foi trabalho dos mestres cá de casa. Foi o meu marido que fez os encaixes com formão para colocar o batente, o puxador e as dobradiças. Eis aqui o batente já colocado na posição certa, mas ainda sem os orifícios para o trinco e para a fechadura:E este é um pormenor das dobradiças!Colocámos também as aduelas e foi uma carga de trabalhos pois as paredes não estavam exactamente em esquadria...! Mas depois de colocadas, encheram-se os espaços restantes com espuma de poliuretano, que depois de seca se asserta com uma simples lâmina (isto porque nunca sei escrever 'xizato'). As vistas, que são as últimas a serem colocadas, tapam tudo isso e uniformizam a obra.
Quanto aos vidros foram comprados numa vidreira. Estão tão habituados a fazerem esse serviço, que vos poderão explicar melhor quanto à espessura recomendada e colocação dos mesmos.
Quanto ao verniz foram necessárias uma demão de tapa-poros e duas de verniz vitrificador. Entre cada demão, uma lixadela com lixa de madeira, grão fino e muito ao de leve, apenas para riscar a anterior camada. Parece que se está a estragar o que já se fez, mas a camada seguinte ficará muito mais lisa e macia.
E está pronta! Ficou muito funcional e com os acabamentos excelentes! Que o diga quem já a viu!

Sem comentários: