domingo, 14 de junho de 2009

Sopa de Beldroegas

Esta é uma receita tipicamente alentejana (acho eu que não sou alentejana!). Mas isto de receitas típicas tem que se lhe diga... No fundo, cada qual faz como gosta e como aprendeu...! E foi o que eu fiz! Numa panela alouram-se dentes de alhos esmagados (pelo menos uma cabeça de alhos inteira) em azeite. Adicionam-se as beldroegas já arranjadas, com caules e tudo. Deixá-las 'murchar' um pouco, de forma a libertarem bastante água. De seguida adicionar as batatas cortadas em cubos, algumas rodelas de linguiça e tomate pelado bem maduro (pode ser de lata). Temperar apenas com um pouco de sal e acrescentar um pouco de água apenas se necessário... Quando as batatas estiverem quase prontas, adicionam-se os ovos para escalfarem, um por pessoa.
Uma delícia, digo-vos eu! Com um queijinho alentejano de aperitivo... Hum...!
Quanto às beldroegas, por cá são bastante frequentes. Por outras bandas, dizem-me que começam a aparecer nas grandes superfícies. Na realidade é uma erva que cresce em praticamente todo o lado, a semente espalha-se imenso e tudo o que necessita é de alguma água. Com muita cresce bastante, com pouca ou quase nenhuma cresce menos, mas prolifera que eu sei lá!!!

Sem comentários: