sexta-feira, 5 de junho de 2009

Tempo e... Xadrez

Tempo...! Toda a gente se queixa de falta de tempo! Não tenho tempo para isto, não tenho tempo para aquilo... E vive-se uma vida a correr atrás do dito tempo que nunca chega, que nunca se alcança... Mas eu acredito que o tempo nos pertence e... não o contrário! Eu sou dona e senhora do meu tempo, e no final, sou eu que o utilizo para o que quero, posso e gosto! Bem vistas as coisas, somos nós que criámos o nosso próprio tempo! Ou então... contornamo-lo!
Ora vejamos um exemplo:
O meu marido e eu, ambos gostamos de jogar xadrez. Mas no meio do nosso gosto mútuo, encontrava-se o tal malfadado... tempo! É preciso tempo para uma partida de xadrez, pensar e repensar estratégias de ataque e de defesa... Por vezes, podemos ter de jogar horas antes de terminarmos uma única partida! Ficava complicado... Compatibilidade de horários, tarefas... Estávamos a deixar o tempo interferir num prazer que ambos temos. Não podia ser! Mas como resolver a questão do tão almejado tempo?
Na verdade, nada mais simples! Colocamos o tabuleiro de xadrez estrategicamente montado num local de passagem do escritório, numas prateleiras que eu já aqui apresentei anteriormente. Vejam só: O pequeno buda designa qual o próximo a jogar, ou seja, eu passo, faço a minha jogada e transfiro o buda para o outro canto do tabuleiro para assim informar o outro jogador (o meu marido) que é a vez de ele jogar. E assim sucessivamente. Há dias em que ninguém joga, é verdade! E há partidas a demorarem mais de um mês!!! Outras, dois a três dias. Por vezes conseguimos encontrarmo-nos ambos de pé a olhar para o tabuleiro! Outras vezes desesperamos pelo buda mudar de posição e darmos finalmente aquele cheque-mate tão bem planeado durante toda a semana!
Ganhamos novamente o gosto e prazer de jogar xadrez! Demos assim uma rasteira ao tal 'tempo' que nunca tínhamos e passamos a ter 'todo o tempo do mundo'...
Aqui fica a sugestão!

Sem comentários: