segunda-feira, 8 de junho de 2009

Bolachas de Gengibre com Pepitas de Chocolate

Este passado fim de semana, com visitas em casa (e tudo gente gulosa!), fiz umas bolachinhas para petiscar qualquer coisa durante a tarde e até para serem servidas com o chá e/ou café. Foi com o que tinha em casa, e como muita coisa que faço, foi tudo a 'olho', sem medida. Mas bolachas são bolachas, quase todas bastante fáceis e rápidas de fazer. É tudo uma questão de ingredientes e consistência da massa. Mas vejam lá como ficaram: Bem apetitosas, não acham?
Quanto à receita, mais coisa menos coisa e sem grandes preocupações, pois coisa doce, tenha o aspecto que tiver, nunca se estraga cá em casa, fiz assim:
Começa-se por um pouco de manteiga de culinária, digamos 150g. Por cima o açúcar, mais ou menos a mesma quantidade (150g), ou mais para os mais gulosos. Fi-las com açúcar amarelo, mas poderá ser muito bem do branco. Acrescenta-se mais ou menos o equivalente a meio dedo polegar de gengibre descascado e ralado bem fininho. Acrescenta-se um fio pouco de leite e finalmente a farinha. Começa-se então a amassar com uma mão, tentando homogeneizar a massa. Muito mole, acrescenta-se mais farinha. Muito dura, acrescenta-se mais leite. Deverá conseguir-se moldar à mão e fazer-se uma bola com toda a massa. Mas não exageremos na farinha... No final, acrescentam-se as pepitas de chocolate. Normalmente utilizo chocolate de barra. Para transformar uma barra de chocolate em pepitas, antes de abrir a embalagem do chocolate, bata com ela diversas vezes sobre o balcão da cozinha. Quando abrir a embalagem, excepto um ou outro pedacito maior, as suas pepitas já estão feitas! Envolva tudo muito bem.
Poderá então fazer as suas bolachas de seguida na forma que mais preferir. Por uma questão de conveniência, costumo envolver a massa em forma de rolos em película celofane e pôr a congelar. Tirei esta dica de um programa de TV e desde que experimentei não quero outra coisa! Desta forma, no dia que quiser, poderá pôr o seu rolinho de massa de bolachas no frigorífico a descongelar por uma horas e antes de totalmente descongelado, corte rodelas com menos de 1cm de espessura (retire o celofane primeiro) e disponha-as bem separadas num tabuleiro forrado com papel vegetal. Vão a forno bem quente por cerca de 10 a 15 minutos. Retire-as do tabuleiro e deixe-as arrefecer numa superfície lisa. Endurecem quando frias.
Poderão ser guardadas, ou então..., coma mais uma!

4 comentários:

Agulha e Linha disse...

Olá!

Optima sugestão a de preparar a massa e congelar... e óptimas bolachinhas... também vou lanchar amanhã!!...
Beijinhos

RUTE disse...

Gostei imenso desta sugestão! Será que senão quisermos congelar podemos simplesmente guardar o rolo no frigorifico uns dias?

Maria Silva disse...

Olá Rute!
Sim, os rolos dão para serem guardados no frigorífico por uns 4 a 5 dias, ou até no congelador até pelo menos dois meses. É mais prático deste modo. Para as fazer, coloca-se o rolo a descongelar no frigorífico ou no balcão até este ter a consistência pretendida. Muito prático, não acha?

RUTE disse...

Super prático. Ainda não experimentei mas estou em "pulgas" para o fazer. Assim que tiver um tempinho. Obrigada pela resposta.